Automação de marketing vai criar novos tipos de trabalho? Vai acabar com os atuais? É assustador, mas máquinas já substituem pessoas em áreas como medicina, educação, construção civil, vendas e, robôs já conseguem escrever matérias jornalísticas.

Recentemente, uma seguradora japonesa demitiu toda a equipe de 34 pessoas que foram substituídas por um sistema de inteligência artificial para realizar os cálculos de pagamentos de seguros.

Seria esse o nosso fim?

Cálculos são fáceis para máquinas, mas, até então, escrever era uma especialidade em que nós, humanos, estaríamos a salvo, pois dependia de conhecimento prévio, experiência, capacidade de criar conexões, cultura, sentimentos, enfim…

Mas calma, que ainda não sabemos como será o futuro. O escritor Pierre Boulle, no livro Planeta dos Macacos, não acredita que nós seremos substituídos por máquinas.

Se não leu esse livro ainda, vale a pena!

Agora, voltando o assunto: Não. Pelo menos por ora, a automação no marketing veio para nos ajudar e não há o que temer! É exatamente o contrário, a automação veio para nos trazer muitos benefícios. Aproveite para conhecer alguns.

O que é automação de marketing?

De acordo com o dicionário, automação é:

“Sistema em que os processos operacionais em fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais, telecomunicações etc. são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano; automatização.”

Muito mais que ações automáticas, automação de marketing significa compreender seu público e agir de forma personalizada e escalável nos diferentes canais da empresa.

Com isso, é possível fornecer informações importantes a cada etapa de estágio do seu lead.

E para que isso aconteça, você irá utilizar um software, um sistema que faça com que o seu processo seja automático. Entendeu?

Quando utilizar a automação de marketing?

Basicamente, quando você tem em mente situações como as seguintes:

  • Converter e aumentar vendas
  • Diminuir CAC (custo por aquisição)
  • Retenção/Fidelização

Para isso, você irá criar uma estratégia com ações bem definidas de como deverá ser realizadas as ações de atração, nutrição e conversão de leads em clientes.

Integre com ações de inbound marketing. Estabeleça as etapas do seu funil de marketing/vendas: atração – relacionamento – conversão – e você já tem um motivo para usar uma ferramenta de automação de marketing.

Mas, não se engane, nenhum software realiza esses comandos aleatoriamente, é preciso programá-lo e é isso que você irá fazer. Você deverá criar a estratégia e promover a campanha.

Por exemplo, você irá criar diversas ações que contemplem esse processo, tais como criação de conteúdo para o estágio de topo e fundo de funil.

Como a automação beneficia a sua estratégia de marketing?

Em tempos em que a agilidade é tudo, quem demora para falar com o cliente perde para o concorrente, automatizar pode ser o que vai definir o sucesso ou fracasso da sua estratégia.

A automação de marketing permite que a geração de tráfego, leads e conversão ocorram mais rapidamente.

Você pode, por exemplo, definir agendamento de passos que serão disparados quando o cliente realizar uma ação A ou B. Por exemplo, se o cliente clicar no link do e-mail marketing está programado para receber um e-book em seguida. Automaticamente, sem intervenção de alguém para que isso aconteça.

Porém, lembre-se que a ordem é criar a maior personalização possível e não uma estratégia genérica que não vai ter retorno.

Conheça algumas ações que a automação de marketing permite:

  • Otimização para buscadores (SEO);
  • Agendamento de postagens;
  • Monitoramento de mídias sociais;
  • Criação de landing pages;
  • Geração de leads;
  • Segmentação da base;
  • Envio de e-mail marketing;
  • Mensuração de Resultados, entre outros recursos.

Dicas de ferramentas que podem ajudar nessa tarefa:

  • Hubspot

Fundada em 2006, a Hubspot é responsável pela criação da metodologia inbound marketing. A empresa é uma das maiores neste segmento, possui grandes clientes de variados segmentos, e está presente em 70 países.

A certificação em Inbound Marketing da Hubspot é uma das mais valorizadas entre os profissionais de Marketing Digital.

Possui várias ferramentas para automação de marketing e valor inicial de $ 200,00/Mês.

  • RD Station

O RD Station é uma das plataformas mais utilizadas no país, também por grandes empresas, e é nacional.

O sistema oferece funcionalidades de automação e nutrição de leads, criação de landing pages e geração de leads, e-mail marketing, SEO, mídias sociais, gestão de contatos e lead scoring, monitoramento, análise e planejamento.

Possui API aberta para que você possa integrá-la com outros softwares.

Há uma equipe disponível para suporte e seus planos variam de acordo com o pacote desejado pelo cliente.

  • Wishpond

A plataforma de marketing da Wishpond inclui ferramentas para landing pages, sorteios, concursos, promoções, popups, formulários online, rastreamento de leads, gerenciamento de contatos, automação de marketing, email marketing, anúncios retargeting e analytics.

Plano Basic $49/Mês.

  •  Mautic

Mautic é a primeira ferramenta Open Source gratuita para Automação de Marketing.

Ele atende especialmente às empresas que preferem deixar seus contatos em servidores próprios e não confiam na nuvem e pequenas empresas, pois não há investimento mensal.

Porém, requer algum conhecimento para configuração e hospedagem. Vale a pena para quem quer fugir dos outros modelos.

Há ainda outras opções como o Sharpspring e Infusionsoft. Pesquise e encontre qual irá atender às suas necessidades, que tenha as melhores ferramentas e represente um bom custo/benefício para você.

Apenas não deixe de criar esse processo por medo do que a automatização possa acarretar. Como é possível perceber, ela é um benefício para sua equipe de marketing que ganha mais agilidade e tempo para cuidar dos aspectos mais importantes da criação da campanha e preocupação com resultados.

E você? Tem alguma sugestão de software? Deixe sua opinião nos comentários!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário