4 DICAS DE ENDOMARKETING PARA O FINAL DO ANO

O final do ano é uma época de confraternização entre familiares, amigos e também nas empresas. Estratégias de endomarketing devem ser planejadas e executadas ao longo de todo ano, não somente em dezembro. Mas até mesmo as empresas que não investiram em ações de endomarketing desde janeiro, procuram alguma forma de confraternizar e retribuir ao funcionário, que manteve a empresa de pé.

Confira abaixo algumas dicas de endomarketing para o fim do ano:

1 – Promova a integração: infelizmente ainda é comum setores de uma empresa trabalharem individualmente, sem integração e colaboração entre si. Se pretende mudar esse quadro, esta época é ideal para começar as mudanças. Programe dinâmicas interessantes ou um evento mais informal, que deixe as pessoas interagirem sendo elas mesmas, identificadas por suas características e não por seus cargos.

2 – Incentive o voluntariado: aproveite o clima de solidariedade e promova a atividade voluntária entre os funcionários. Um responsável pode pegar várias cartinhas do “Papel Noel do Correios” e deixar na árvore da empresa, para que cada funcionário escolha uma. Pode ser feito também uma campanha de arrecadação de itens para alguma instituição ou até mesmo agendar uma visita. Estudos científicos comprovam que fazer o bem faz bem!

3- Envolva a família: Envolver a família no ambiente de trabalho humaniza a relação empresa-funcionário, o que pode torná-lo ainda mais engajado. Não necessariamente quer dizer que a família precisa estar presente na confraternização, mas você pode, por exemplo, promover um concurso de desenhos entre os filhos de funcionários, onde o desenho escolhido ilustra o cartão de natal da empresa e o ganhador é premiado com livros ou material escolar.

4- Festeje: A confraternização em si pode ocorrer de várias maneiras: na própria sede da empresa – se você tem um espaço bacana, em um restaurante, sítio, clube ou hotel fazenda com day-use. Enfim, são várias as possibilidades e o que vai definir o sucesso da confraternização será a adesão por parte dos funcionários. Portanto, escolha um local acessível, uma data coerente ao calendário da empresa. Tente não repetir o mesmo cardápio, local ou atração do ano anterior. Inove! Se possível, faça um vídeo que ilustre as conquistas pessoais e profissionais de seus funcionários. Aproveite a oportunidade para fazer uma retrospectiva, ver o que deu certo, o que precisa mudar, como será a mudança, etc.

Aproveite, principalmente, para observar os resultados destas ações e planejar novas estratégias para todo o ano de 2016. Colaboradores felizes trabalham melhor, produzem com mais qualidade e vestem a camisa.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário