5 dicas de livros para você aprofundar seus conhecimentos em marketing e gestão

Estamos chegando ao fim do ano. Quem planejou suas campanhas de natal, festa da empresa, apresentação de resultados, entre outros acontecimentos comuns desse período, já está se preparando para aquele merecido momento de stand by. É aquele período que todo munda para e mesmo que você queira, as coisas que dependam de outras pessoas não vão avançar.

Mas, nem por isso você precisa virar um lagarto esquecido no sol! Descanse, faça todos os programas deste período, aproveite as festividades, encontros familiares, mas se sobrar um tempinho, use-o para colocar a leitura em dia.

Se conseguir, também faça cursos online, veja aqui algumas sugestões.

Aproveite esse período de menos atividades e stress para começar 2018 com novos conhecimentos.

Nem todas as sugestões são exatamente sobre marketing. Mas para pensar diferente temos que aprender coisas diferentes, não é mesmo?

1) A arte de fazer acontecer

Começar o ano já aplicando uma metodologia que ajuda a organizar suas rotinas pode ser o diferencial entre ser mais produtivo ou simplesmente ter mais um ano sem novidades.

O livro descreve uma metodologia que tem o objetivo de ajudar as pessoas a restabelecerem o controle da própria vida.

O autor sugere cinco passos e inúmeros exemplos para aprender a:

  • Aplicar a Regra dos Dois Minutos (faça, delegue, adie ou jogue fora) para esvaziar sua caixa de entrada;
  • Reavaliar as metas e manter o foco;
  • Planejar projetos de longo prazo e revisá-los semanalmente;
  • Controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho;
  • Aceitar que você não pode fazer tudo ao mesmo tempo e que algumas coisas podem ficar para depois.

2) Criatividade S/A

Quem trabalha na área sabe que criatividade é fundamental, mas não nasce em árvore. E serve para qualquer coisa, não apenas para quem trabalha com design. Ela é fundamental para resolver os problemas do cotidiano. Por isso, exercitá-la vai fazer toda a diferença.

Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986.

Neste livro, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade para quem está em busca de inspiração.

3) Marketing 4.0

Kotler, pai do marketing, colocou mais um filho no universo e precisamos conhecê-lo! Certamente tem muitas novidades por aqui e esse livro deve estar entre as prioridades das próximas leituras de quem atua com marketing.

Junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

4) Problemas, oba!

Um livro super simples, mas que contém lições muito valiosas. Imagine-se mudando de pensamento e aprendendo que quanto mais problemas, mais oportunidades você tem. É mudança radical na forma de pensar e vale demais fazer isso.

Segundo o Roberto Shinyashiki, é importante compreender a lógica que rege os acontecimentos para se aproveitar as oportunidades no mundo dos negócios em tempos de crise. Nessa obra, ele conta como orientou um antigo mentor que estava passando por um momento difícil em sua carreira, e todo o processo que, aos poucos, ajudou-o a ter uma nova visão profissional.

5) Small Data

Big data para cá, big data para lá. Mas o que vem ajudando a encontrar melhores soluções é tornar esses dados imensos e inteligíveis em mensagens mais curtas e claras. Nessa era de informações sem limites a dificuldade está mesmo em selecionar a parte que realmente entrega uma mensagem. São os detalhes que fazem toda a diferença!

Em Small Data o autor esmiúça seu peculiar método de trabalho, mostrando como grandes segredos se revelam por meio de insights e de que forma pequenas pistas podem resultar em lucros multimilionários para empresas dos mais variados ramos.

Dica Bônus!

Comportamento de Compra e Consumo em B2B, escrito por Maziero Trevisan, colaboradora do Projeto IMKT em parceria com Marcos Rocha e lançado pela editora Saraiva. Saiba mais clicando no link acima.

Pretende ler outros livros de negócios para aproveitar esse período de festividades? Deixe sua sugestão nos comentários. Boas festas e boas leituras!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário