Você já sabe o que vai acontecer no Marketing Digital em 2104? Já estamos chegando perto do final de 2013 e temos que montar o plano de marketing para 2014, olhar o que funcionou e corrigir o que deu errado.

Analisar as tendências nos ajuda a ajustar o foco e concentrar os investimentos nas áreas que podem trazer mais resultados.

Em uma área tão dinâmica, com alto crescimento em investimentos e em constante mudança o que podemos esperar do Marketing Digital para 2014?

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo não é exatamente uma nova tendência, apenas mais um destes termos de marketing que entraram na moda ultimamente.

Porém a estratégia de criar conteúdo de qualidade em diversos formatos incluindo texto e vídeo e criar uma experiência positiva para o seu cliente vem ganhando mais importância neste último ano.

Com as últimas mudanças no algoritmo do Google, principalmente esta última conhecida como Hummingbird o conteúdo de qualidade e bem elaborado é essencial para atrair usuários do site de busca.

Poucas empresas utilizam vídeo eficientemente, mas vídeos inteligentes e com produções de alto nível tendem a atrair uma grande audiência.  Vejam o sucesso do grupo Porta dos Fundos que hoje tem mais de 6 milhões de pessoas cadastradas em seu canal no Youtube.

O conteúdo é essencial também para o sucesso do Marketing nas mídias sociais. Se você quer um alto nível de engajamento o conteúdo que você cria e compartilha deve ser de primeira.

Mobile Marketing

Desde o lançamento do iPhone e a adoção de smartphones com telas de alta definição e acesso à internet o Mobile Marketing vem se tornando uma realidade.

Os números são impressionantes, segundo o IBOPE 52 milhões de pessoas tem acesso a Internet pelo celular no Brasil. De acordo com o Facebook seus usuários passam mais tempo acessando a rede social pelo celular do que pelo desktop.

Portanto garantir que seu website tem uma excelente usabilidade em computadores, tablets e celulares é fundamental.

Talvez o conteúdo ou parte das funcionalidades do seu site podem ser mais bem exploradas em um aplicativo para tablet ou celular. Então pense em Apps úteis para seus clientes.

A propaganda no Celular vai apresentar alguns desafios. Empresas como o Yahoo já indicam que a migração dos usuários para o celular tem gerado um impacto negativo na receita.

 

Maturidade nas Mídias Sociais

Muitas empresas correram para as redes sociais com o objetivo de não perder a oportunidade e estabeleceram sua presença nas redes sem um planejamento cuidadoso.

Trabalhei em empresas que tinham mais de 30 páginas no Facebook e 10 contas no Twitter, administradas por áreas diferentes e sem interação.

A tendência para 2014 é a reavaliação do objetivo para a utilização de cada mídia e a medição do retorno do investimento em detalhe.

Para algumas marcas pode ser mais importante estar no Facebook e Twitter do que no Pinterest, por exemplo. Ou simplesmente utilizar o Twitter para atendimento.

Propaganda no Facebook

Desde o seu IPO o Facebook começou a investir agressivamente em sua plataforma de propaganda.

O site, por exemplo, reduziu a exposição dos posts para apenas uma porcentagem dos seguidores de uma Fanpage forçando quem quiser atingir toda a sua audiência investir em propaganda.

As opções de propaganda no site aumentaram e recentemente o DoubleClick do Google vai oferecer espaço no Facebook, mostrando a força do site.

Principalmente para as empresas que tem como mercado alvo o consumidor final o Facebook é uma excelente oportunidade de investimento já que o custo por click ainda está muito baixo.

Além disso, a capacidade de segmentação do Facebook é incrível. O momento de investir e vender com um alto retorno no Facebook é em 2014.

Retargeting

Se você acabou de visitar um site e viu uma propaganda dele em outro site, não aconteceu por acaso. Retargeting é uma estratégia hoje disponível em diversas plataformas de propaganda online como o Google AdWords.

A eficácia desta técnica é alta, pois você tem a possibilidade de trazer de volta ao seu site um usuário que já teve exposição ao seu produto, aumentando a probabilidade de conversão.

Como é uma funcionalidade recente e que vem crescendo ainda não atingiu seu ponto de maturidade.  A tendência é o aumento da sofisticação das plataformas e da inteligência sobre o que funciona ou não em Retargeting.

Estas são algumas das tendências que vão estar no centro das discussões de Marketing Digital  em 2014. O que você acha destas tendências? Está faltando alguma outra tendência importante? Deixe seu comentário!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

1 comment

  1. Adelpho

    E o marketing direto? Antigo, mas ainda em alta na análise de vocês? Venho desenvolvendo um serviço local no Rio de Janeiro com marketing direto para clientes, ou pelo menos acredito que seja isso, pois faço uma panfletagem direcionada para meus clientes, por exemplo, apenas entrego os panfletos em escritórios de advocacia quando tenho clientes que vendem sistemas de advogados, ou só fazemos a panfletagem em restaurantes para nossos clientes fornecedores de produtos e alimentos etc. Ou seja, o cliente escolhe qual o cliente que devemos prospectar. Mas esbarramos em um empecilho legal, que é que a Panfletagem é proibida no Rio de Janeiro, mesmo nesse caso pretendemos fazer diretamente no estabelecimento do “cliente do nosso cliente” e não na rua. Todos eles relatam que entregar 50 folhetos para o cliente ideal é melhor do que 5000 entregues sem critério para pessoas na rua, pena que algo que dê tão bons resultados não possa ser explorado de forma mais aberta, pois para negócios locais, empresas que atuam apenas em uma cidade ou região, é muito vantajoso. Nosso site no Rio de Janeiro: http://www.panfletagemrio.com