6 Princípios do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo deve estar alinhado diretamente as suas estratégias de vendas, do contrário o seu trabalho irá se perder e você perderá muito dinheiro.

O problema é que os clientes só precisam de conteúdo relacionado a vendas em apenas um momento específico, no processo do funil de vendas.

Se você olhar para dentro da sua empresa, analisar as características dos seus produto ou serviços, os benefícios e os problemas que eles resolvem, provavelmente, você encontrará inspirações (caso não tenha produzido ainda) para produção de conteúdo para o seu negócio.

O que você precisa são histórias que envolvam os seus clientes e que os estimulem a agir, afinal o objetivo do conteúdo é fazer com que o cliente “dê o passo seguinte”.

Profissionais de marketing precisam atingir de maneira positiva e engajar, e fazer o possível para envolvê-los cada vez mais com as marcas no seu dia a dia.

Por isso aqui estão 6 princípios do marketing de conteúdo.

#1 Satisfaça uma necessidade.

O seu conteúdo deve responder a alguma necessidade não atendida ou a uma pergunta do seu cliente. Precisa ser útil de alguma forma para o cliente, para além do que você pode oferecer como produto ou serviço.

#2 Seja consistente.

A grande característica de um editor de sucesso é a consistência. Seja assinando uma revista mensal ou um boletim informativo diário por email, o conteúdo precisa ser entregue sempre no prazo e conforme o esperado. É nesse ponto que muitas empresas vacilam. Seja o que for que você se comprometer em seu marketing de conteúdo, isto deve ser entregue de forma consistente.

#3 Seja humano.

As vantagens de não ser uma entidade jornalística é não ter nada que o impeça de ser você mesmo. Encontre a sua própria voz e a compartilhe. Se a história da sua empresa tem tudo a ver com humor, compartilhe isso. Se for um pouco sarcástica, tudo bem também.

#4 Tenha um ponto de vista.

Isto não é conteúdo de enciclopédia,. Você não está fazendo um documentário sobre história. Não tenha medo de tomar partido em questões que possam posicionar você e sua empresa como especialistas.

#5 Evite falar em vendas.

Crie conteúdos educativos, pois eles têm maior possibilidades de serem compartilhados do que conteúdos de vendas. Quanto mais você fala sobre si mesmo, menos as pessoas valorizarão o seu conteúdo.

#6 Seja o melhor da categoria.

Embora você possa não conseguir alcançar isso no início, o objetivo para o seu conteúdo é o de, em última instância, ser o melhor da categoria. Isto significa que, para o seu nicho de conteúdo, o que você distribui é o melhor entre o que é encontrado e está disponível. Se você espera que seus clientes passem tempo com o seu conteúdo, você deve entregar um valor que seja incrível.

CONCLUSÃO

Ter esses 6 princípios do marketing de conteúdo em mente poderá ajudar a sua empresa a alcançar, não apenas, mais pessoas mas alcançar as pessoas certas.

Entender isso fará você parar de atirar com um canhão e fará você e sua empresa “atiradores de elite”.

Claro que é importante entender que marketing de conteúdo não se trata apenas de uma campanha, mas de uma ação consistente, que é construída dia a após dia, publicação após publicação.

E na sua empresa como está a estratégia de marketing de conteúdo?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário