Você já parou para pensar sobre a importância de um bom Planejamento de Marketing?

Estamos adentrando uma nova era de mercado e de relação trabalhista, na qual o empreendedorismo tem crescido e muitas pessoas, totalmente leigas, estão iniciando um novo negócio acreditando que é “simples assim”, mas a verdade é que nem sabem bem por onde começar.

O Plano de Marketing é importante tanto para quem já tem um negócio, poder impulsiona-lo e aumentar suas vendas como àqueles que estão começando agora, pois servirá para dar um norte e ajudar a tomar decisões corretas, que te levem ao seu objetivo: atender aos desejos do seu público alvo e mantê-lo.

Mas será que o plano de marketing precisa ser algo longo e cheio de termos técnicos?

Não, não precisa. O importante é que seja básico e objetivo, inclua as informações necessárias para turbinar seu empreendimento.

Quando crio o Plano de Marketing de um cliente uso um PowerPoint padrão, a partir do qual levanto a situação atual do meu cliente e onde ele pretende chegar com perguntas simples e básicas, mas que irão ajudar a definir as melhores ações de marketing.

Confira os 7 tópicos básicos que devem constar do seu Planejamento de Marketing:

1. Objetivos:

Tenha certeza de definir objetivos claros e que tenham a ver com o seu negócio no momento. Mesmo que no futuro você pretenda expandir sua marca agregando outros produtos, lembre-se que estes podem ser planos a longo prazo, mas para alcança-los você deve começar pelos de curto prazo. Exemplos: como expandir suas vendas ou fazer sua marca conhecida no mercado;

2. Definição de público alvo:

Quem é seu público? Quem é seu cliente ideal? Lembre-se de definir aqui, de forma bem minuciosa, os desejos, anseios, interesses, faixa etária, faixa salarial, enfim tudo o que fará com que o seu produto agrade e fidelize seu cliente. Quanto mais detalhes conseguir deste público, melhor;

3. O processo de compra:

Procure saber qual o caminho que seu cliente segue para efetivar uma compra. Pergunte-se se ele pesquisa na internet, busca opinião dos amigos e familiares, busca revistas especializadas ou ainda procura especialistas naquele produto, para então trabalhar as melhores estratégias de marketing e buscar os melhores canais de divulgação;

4. Mix de Marketing:

Aqui você vai definir as variáveis que influenciarão a forma como o cliente responde ao mercado e como você vai gerar o desejo de compra no seu público alvo. Pode-se dizer que é um dos pontos mais importantes do seu Planejamento. Você deve definir aqui os 4 Ps – Produto; Preço; Praça; e Promoção – Caso trabalhe com serviços, definir também – Pessoas; Processos; Prova física; e Produtividade e qualidade.

5. Plano de ação de marketing:

Baseado em todas as informações já adquiridas, liste 5 ou mais ações de marketing para buscar seus objetivos, para coloca-los em prática. Lembre-se que todas as ações devem estar embasadas naquilo que você já definiu no seu plano de marketing. Defina quem vai cuidar de cada ação, delegue e acompanhe para ter certeza que seus objetivos serão atingidos dentro do prazo e de forma precisa;

6. Planejamento e controle financeiro:

Defina muito bem o quanto poderá investir para atingir seus objetivos e qual o período de retorno do investimento.

7. Controle:

Estabeleça prazos para as ações e acompanhe o desenvolvimento. Documente tudo.
Lembre-se que o Plano de Marketing deve ser flexível para acompanhar o mercado; estabeleça prazos para revisão e adaptações se necessário.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário