8 de maio: Dia do Profissional de Marketing. Afinal, quem é esse Profissional?

Você sabia que hoje, dia 08 de maio, é o dia do Profissional de Marketing?

Mas afinal, quem é o Profissional de Marketing? Este profissional amado por muitos e odiado por alguns.

Muitas vezes o profissional de marketing, ou “marqueteiro”, como muitos o chamam, faz o papel de “advogado do diabo”. Quer um exemplo?!

Imagina aquela campanha, no período eleitoral, daquele político, que no “mundo real” não sai uma palavra boa da sua boca, mas no dia do discurso fala feito um maestro que rege sua orquestra com exatidão, pois bem, o que a gente escuta?! – “Ah isso foi o marqueteiro que mandou ele dizer…”

Então é isso o Profissional de Marketing, pode se dizer que é um profissional criativo que entende o que o receptor da sua mensagem, o seu ouvinte quer ouvir e sabe usar as palavras de forma que a mensagem chegue ao seu público alvo como se pensada exatamente para ele. Esta mensagem pode ter diversas formas, pode ser uma propaganda em uma revista especializada, um comercial de TV, um jingle de rádio, um texto publicitário, não importa o meio, o que vale é a capacidade deste profissional de transmitir sua mensagem de forma eficaz.

Mas você pode me perguntar: “Todo marqueteiro é um profissional graduado e especialista?”

O que vou te responder é: “sim e não”.

Kotler, o pai do Marketing, em seu livro Administração de Marketing, diz que:

“O profissional de marketing é alguém que busca uma resposta (atenção, compra, voto, doação) de outra parte, denominada cliente potencial (prospect). Se duas partes estão buscando vender algo, uma para a outra, ambas são consideradas profissionais de marketing.”

Querendo vender ou querendo comprar, dos dois lados, estamos praticando marketing, somos profissionais de marketing, graduados ou não.

Outro exemplo do profissional de marketing, não graduado, é o dono da padaria. Você já percebeu como ele pratica marketing? Mesmo que seja aquele “senhorzinho” que não passou do antigo 4º ano primário, ele exibe técnicas de marketing tão implacáveis que muitos de seus clientes fazem questão de serem servidos por ele.

Mas, agora, o que dizer daquele profissional que, por paixão em comunicar-se, dedica-se ao estudo do Marketing, desde sua raiz? Aquele profissional que em tudo vê marketing, ou percebe a possibilidade de aumentar o número de prospects para determinado produto ou serviço?

Este profissional está sempre buscando oportunidades de aumentar sua fatia de mercado. Seu objetivo principal é encantar o cliente, seja ele um cliente fiel ou um cliente em potencial, o profissional dedicado ao marketing está sempre atento ao seu cliente e ao mercado.

Ele precisa sim se especializar, pois assim como ele busca vender um produto ou serviço, ele precisa vender seu próprio produto, seu próprio serviço que é ser um Profissional de Marketing. Ele deve estar atento ao mercado para poder se desenvolver e acompanhar a crescente demanda que ocorre no mercado profissional.

Dia após dia surge na área de marketing, profissionais criativos e com ideias inovadoras que se você, enquanto profissional já qualificado, não acompanhar as inovações, que acontecem tão rapidamente, ainda que tenha construído uma carreira sólida, se não se atualizar e se desenvolver acompanhando as tendências, estará fadado ao esquecimento.

Então, lembre-se, assim como diz o velho ditado (e que concordo plenamente): “De médico e louco todos temos um pouco!”, profissionais ou não, de marqueteiro todos temos um pouco também, por isso se for para ser um Profissional de Marketing que seja sempre o melhor entre os melhores.

A criatividade é nata em nós, inove-se sempre!!!

Um ótimo e criativo dia do Profissional de Marketing para todos nós!!!

Até breve…

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário