Alcatel e Corinthians: Um Case de Inclusão Social no Esporte

Em minhas analises para o Implantando Marketing, sempre afirmo que nós, como profissionais de Marketing, além de trabalharmos com os tradicionais P’s do Marketing (Produto, Preço, Praça, Promoção), precisamos ativar em nossas ações um outro importantíssimo composto do Mix de Marketing: o P de Paixão.

Tocando em um outro assunto, no caso, Inclusão Social, sabemos que muitas vezes produtos e serviços não são ofertados de forma adequada para toda a população, e nestas vezes, muitos consumidores são prejudicados, deixando até de serem clientes, ou um possível consumidor da sua marca. Um erro e tanto a ser analisado.

Em resumo, Inclusão Social é o conjunto de ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero e preconceitos raciais. Ou seja, oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos. E foi isso que o Corinthians fez!

No Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, a Alcatel (empresa produtora de smartphones e outros produtos vinculados à tecnologia) em parceria com o Timão, realizou uma ação de ativação especial para promover seus novos smartphones. Os primeiros homologados no sistema Giulia, aplicativo de inteligência artificial que facilita a comunicação para surdos. Assim, três torcedores com deficiência auditiva foram convidados a assistirem uma partida do clube na Arena Corinthians, vivenciando a experiência de torcer para o time em Itaquera da mesma forma como os demais torcedores o fazem. Um case que merece destaque para vocês leitores do Implantando Marketing.

Wagner, Gabriel e Sarah foram surpreendidos quando Cássio, Fagner e Jô apareceram nos telões para traduzir os tradicionais cânticos da torcida, como “Corinthians veio pra vencer”, “Bando de loucos”, entre outros. Desta forma, puderam participar da festa e entoar os gritos junto à torcida.

Com a iniciativa, a Alcatel pretende mostrar que é uma instituição dedicada à inclusão e à democratização dos meios tecnológicos. E ao Corinthians, um importantíssimo papel ao dar atenção para os seus torcedores, ativando assim, o 5º P citado logo no início do texto, o P de Paixão.

Qual é a lição?

Em um mercado onde há muitos que fazem do mesmo, precisamos entender cada um dos nossos consumidores e ofertar da melhor forma possível o seu produto ou serviço para cada um de forma única. O seu cliente é único e a satisfação do mesmo reflete a fidelidade com sua marca. Isso vale não só para o esporte, mas para todos os âmbitos.

Acompanhe o vídeo para ilustrar o momento vivido por Wagner, Gabriel e Sarah.

Um abraço e até a próxima pessoal!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário