Análise Swot

A análise Swot é uma ferramenta de gestão para suporte ao planejamento estratégico.  O termo SWOT significa Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), no Brasil também conhecemos como FOFA. A análise de Swot é utilizada para fazer a análise de um cenário ou ambiente tornando-se a base para um planejamento estratégico ou o gerenciamento de uma empresa. Por ser uma ferramenta simples e completa, pode ser usada para uma análise de cenário de uma empresa pequena ainda em criação ou para gestão de uma multinacional.
A análise Swot  possui duas dimensões, a análise externa, Oportunidade e Ameaças, e a análise interna, Forças e Fraquezas. A análise externa tem como objetivo identificar as principais ameaças e oportunidades presentes no cenário analisado, ela está associada à necessidade e capacidade dos gestores em preverem eventuais acontecimentos futuros que possam ter maior ou menor impacto dentro da organização. Essa avaliação do ambiente externo pode ser dividida em duas partes:
- Macroambiente: nível exterior que afeta todas as indústrias, embora de modo diferenciado;
- Ambiente da indústria ou Competitivo: diz respeito a todos os intervenientes próximos, e está relacionado as 5 forças de Porter (a rivalidade entre empresas concorrentes, o poder de barganha dos fornecedores, o poder de barganha dos clientes, a ameaça de novos concorrentes e a ameaça de produtos ou serviços substitutos).
De uma maneira geral, todas as mudanças que ocorrem no ambiente externo geram impacto nas empresas, o importante é a capacidade de a empresa antever essas mudanças, e se preparam para que o impacto gerado seja positivo, ou para que os prejuízos sejam minimizados.
A análise interna propõe a identificação dos principais pontos fortes e fracos da organização. O monitoramento desses pontos deve ser constante, essa análise guia a organização em relação a como tirar um maior proveito dos pontos fortes e como minimizar os pontos fracos. As forças e as fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa no mercado e se relacionam, quase sempre, a fatores internos – pessoas, modelo de gestão.
Após a análise dos dois ambientes, é realizada a Matriz Swot, que consiste na avaliação da posição competitiva de uma empresa no mercado através da elaboração de uma matriz de dois eixos, composto  por duas variações: pontos fortes (Strenghts) e pontos fracos (Weaknesses) da análise interna; oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) da análise externa. 
Essa matriz sugere as estratégias que conduzem a melhor utilização das oportunidades presentes no ambiente externo com base nos pontos fortes presentes dentro da organização, assim como a minimização das ameaças e a redução dos efeitos dos pontos fracos dentro da empresa.
A análise Swot deve ser uma ferramenta utilizada frequentemente e de maneira dinâmica, de forma a se ter sempre uma análise da situação atual da empresa, que possa ser confrontada com a situação passada. Dessa forma é possível analisar não só o cenário atual da empresa, mas seu crescimento e evolução no mercado, facilitando também a previsão de sua situação futura.

Uma resposta para “Análise Swot”

  1. Deise de Azevedo
    24/04/2012 em 17:53 #

    Olá,

    Eu gostaria de saber se essa análise Swot pode ser usada somente em empresa ou se ela cabe em um projeto de vida.

    Grata,
    Deise

Deixe uma resposta


um × 5 =

Deixe sua opinião aqui. Por favor, seja agradável. O seu endereço de e-mail será mantido em sigilo..