Aplicações Práticas para (#) Hashtags

A hashtag é uma importante ferramenta digital no marketing, principalmente quando utilizada na gestão operacional. Neste artigo eu destaco as “Aplicações Práticas para Hashtags” como ferramenta para registro de informações On Line.

As Hashtags inicialmente criadas para redes sociais se apresentam hoje como ferramenta para divulgação de “conteúdo identificado” no marketing digital. A principal carência do mundo corporativo, nos dias de hoje, é uma gestão organizada com processos mutáveis a cada característica de negócio e com as novidades tecnológicas é importante que a empresa busque se aprimorar ao longo do tempo, o que também inclui a gestão operacional.

“O marketing depende exclusivamente do sistema de gestão operacional para manter uma operação alinhada com os objetivos estratégicos”

Quando você divulga um determinado produto ou cria uma ação promocional ela está diretamente vinculada às informações que são passadas pelo atendimento da empresa quando o cliente entra em contato.

O registro correto de informações facilita a comunicação dentro da empresa e auxilia também o cliente na busca dos produtos ou serviços. As Hashtags fazem o registro On Line de qualquer tipo de informação e, principalmente, em qualquer sistema.

Aplicações Práticas das Hashtags

# para Identificação de Produtos

Quando você cria um determinado produto ou serviço deve ser criado também, uma hashtag para ele, algo simples, que o identifique desde sua origem na produção da fábrica até as ações de marketing para o consumidor final. O cadastro do produto no site pode conter a hashtag e facilitar todo o processo de procura do cliente no mundo digital.

O marketing é o que mais ganha com este tipo de ação já que toda comunicação será relacionada facilitando a divulgação e diminuindo gastos promocionais.

Por exemplo: produto = p, categoria = 13, dentro da categoria =54

Produto: #p1354

# no uso dos emails

Sendo mais específico na gestão operacional vamos imaginar um determinado assunto sendo discutido por email onde a hastag no titulo do assunto facilita todo um processo de busca.

Quando utilizo as hastags como registro On Line o principal objetivo é ganhar velocidade na busca da informação. Normalmente somos obrigados a trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo, são tantos nomes e valores que é fácil se “desorganizar”. A hashtag é uma opção excelente para registrar projetos em plataformas de trabalho coletivo.

As Hashtags são ferramentas essenciais no marketing atual e quando utilizada de forma prática traz informação e velocidade para o planejamento estratégico.

# para criação de histórias

Uma boa oportunidade é amarrar às histórias de campanhas de marketing em hashtags, o que facilita à construção de uma história para o produto em diversas ações correlacionadas que podem ou não ser feitas no mesmo espaço tempo.

Contar histórias é uma das maneiras de engajar o cliente e para isso é necessário que ele faça parte desta história. Quando a história estimula o sentimento, o ser humano sente a necessidade de saber o final, muitas vezes o ser humano prefere até mesmo se colocar no lugar do personagem, literalmente.

Quem se lembra do filme “A História Sem Fim” ele é um exemplo claro de como uma história bem contada incentiva o engajamento do leitor. O objetivo principal de uma história é garantir o engajamento do leitor.

Utilizar hashtags para integrar histórias é uma boa maneira de fazer com que o cliente migre de uma mídia para outra potencializando o recebimento da comunicação visual.

Uma campanha de marketing deve agregar três pontos importantes na sua construção para gerar engajamento:

  1. Integração de mídias
  2. Apelo Visual
  3. Apelo Emocional

Vamos imaginar um exemplo:

Uma campanha de marketing sobre produtos de beleza, direcionado a 3 mídias: Instagram, Facebook e Youtube com o objetivo de divulgar um creme de beleza.

No Instagram soltamos um vídeo de uma garota (persona: executiva, independente, 29 anos) saindo do escritório acelerada e ao chegar no apartamento recebe a mensagem do namorado

“Mesmo Local, as 20:00, seu amado”, olha no relógio no alto da parede 19:40, se olha no espelho e está “descabelada”. No fim a mensagem continua no #Facebook #LoveLifeGirl

No Facebook a continuação da história em vídeo na FanPage detalhando o creme e a garota se arrumando. No fim do vídeo ela saindo correndo e quebra o salto no corredor do prédio, ela olha no relógio tira os sapatos e corre. Surge então a mensagem “continua” em nosso #Youtube #LoveLifeGirl . Obviamente até este momento ela já recebe uma mensagem do “Bot” para abrir conversação é indicar possíveis lojas para experimentar o produto e o endereço do e-commerce da empresa.

No Youtube o vídeo completo mostrando a história de aventura da #LoveLifeGirl para encontrar seu amado.

Tá interessado no “Fim”…

“Ela saiu correndo descalça, entrou no elevador e encontrou o amado na porta do prédio, ela olha no relógio que não está no pulso e vê que esqueceu tudo, bolsa, etc… eles sorriem e sobem novamente abraçados.”

# para captura de clientes

A captura de Leads é um trabalho desafiador em qualquer ação de marketing e nestes casos a utilização das Hashtags é uma opção viável para se construir uma base de informação de clientes.

Muitos profissionais colocam as hashtags para marcar seu segmento, seu conteúdo, sua marca e seu local, mas esquecem que as hashtags são “REGISTROS” de informação, ou seja, ela é uma via de informação dupla serve para registrar SUA informação e também para registrar a informação de OUTROS.

Ao colocar uma hashtag em uma rede social é possível visualizar todas as postagens em que a hashtag se encontra, ou seja, você visualiza um público que está registrando interesse por um determinado assunto.

Para captura de Leads basta você colocar a hashtag, localizar os posts relacionados ao seu interesse fazendo a devida separação de público e concorrentes. Ao identificar o possível público alvo você pode enviar uma mensagem direcionada ativando este contato para uma possível conversação.

Para tal ação é necessário um acompanhamento direto de um profissional de atendimento focado para que todos os contatos recebam o retorno correto e rápido, só a qualidade de atendimento agregada à qualidade do conteúdo é garantia de receber comunicação retorno do cliente.

# na Gestão de Processos

A gestão de processos operacionais é à base da organização de uma empresa. Para que isso seja possível é necessário que os processos internos estejam organizados e de fácil acesso a todos os colaboradores.

A organização é facilitada com o uso de hashtags, vamos visualizar como ficaria um manual de gestão operacional com aplicação de hastags:

Gestão Comercial – #GComercial

Gestão Comercial Atendimento – #GCAtend

Gestão Comercial Vendas – #GCVend

Vale lembrar que a proposta não é substituir o título por uma hashtag, mas sim agregar a hashtag no final do titulo já que o objetivo é o registro organizado de informações e não que a hashtag detalhe o processo como título. Ex: Manual Gestão Marketing Estratégico – #gmestr

“Hashtags são registros de informação On Line que graças a ela você pode localizar qualquer informação que esteja on line independente do país onde ela foi gerada. A construção de um conteúdo passa por hashtags que os computadores analisam e registram as informações mundiais.”

Abaixo um vídeo onde explico alguns dos assuntos abordados na matéria:

 

As Hashtags são uma excelente opção para os profissionais de gestão aplicarem seus conhecimentos e facilitarem o trabalho do marketing e para que o profissional de marketing estratégico operacional auxilie na construção dos manuais de gestão. Uma organização de processos planejada em cima dos objetivos estratégicos é a maneira correta de garantir que o processo operacional seja o reflexo do planejamento estratégico.

Por isso a necessidade do planejamento estratégico ser flexível para absorver as mudanças da tecnologia e as necessidades do mercado, o que vale sempre é a criatividade aliada à organização.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário