Como fazer Marketing em período de crise?

Entre os dias 2 e 5 deste mês aconteceu em Belo Horizonte, a Feira do Empreendedorismo, realizada pelo SEBRAE/MG. Trata-se de uma feira voltada para quem deseja abrir seu negócio, se formalizar, crescer e aprender com palestras e testemunhais de quem está “chegando lá” e “fazendo acontecer”.

Eu, claro, dei uma volta pelo evento e gostei bastante do que vi, ouvi e aprendi. Tanto, que resolvi escrever para vocês sobre um comentário que me deixou encucado: Por que as empresas, em período de crise, decidem cortar o investimento em Marketing, sendo que é neste momento que a criatividade e as estratégias de divulgação e promoção precisam ser estudadas, refeitas e executadas?

Esta pergunta não se adéqua às grandes Corporações, que sabem muito bem que o Marketing é realmente a alma de qualquer negócio. Falo de várias médias e pequenas empresas que acabam culpando a crise que nosso país está vivendo sem se mexer. Quando falo isto, não digo estão paradas, mas sim cortando despesas sem um planejamento mínimo: “corta e ponto”, “reduz isto, senão vamos quebrar”, “para quê dois se pode fazer com um”, etc e etc.

É aí que entra o valor de um departamento que até então é considerado para alguns, como supérfluo, já que todos “sabem de Marketing”.

Primeiro: Marketing não é fazer publicidade.

Marketing é estratégia, inteligência, muito planejamento (de processos, orçamentos, ideias), excelência na execução de atividades e poder de decisão.

O Marketing precisa fazer parte de todos os departamentos. Precisa conversar com o financeiro, com a logística, com o departamento de criação de produtos, trade Marketing, gestão de pessoas, tecnologia de informação, desenvolvimento e gestão de pessoas, vendas e diretoria.

O marketing precisa fazer parte do dia a dia da sua empresa pequeno e médio empresário! E não pense que necessita de muito dinheiro para isto. O que você precisa é de bons profissionais, criatividade, poder de argumentação e uma boa estratégia. Claro, com um bom orçamento de Marketing, você consegue mais exposição de mercado. Porém, com bons profissionais, você consegue planejar e executar melhor com o pouco recurso que dispõe.

Pense nisto!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário