Como influenciadores digitais podem aumentar as vendas?

O que são influenciadores digitais? Como podem ajudar minha empresa? Como devo me relacionar com eles? Estas são algumas perguntas que muitos se fazem nessa nova era do marketing.

É preciso conhecer muito bem seu produto, a faixa etária do seu público e se são ativos ou não nas redes sociais ou em blogs com perfil idêntico a seus produtos e serviços. Sabendo essas informações, a empresa pode entrar em contato com um influenciador digital que leva as mesmas características de seus produtos e serviços e propor uma parceria com ele, onde em troca de artigos e vídeos feitos pelo influenciador digital o mesmo terá uma serie de regalias na loja com seus produtos e serviços.
Essa forma de promoção entre a empresa e o influenciador digital é benéfica a ambos, pois a empresa terá mais visualizações e com isso receberá maiores pedidos sobre seus produtos e serviços; o influenciador digital ganha novos fãs para sua rede de seguidores, aumentando seu portfólio.

Mas afinal, o que são os influenciadores digitais?

São blogueiros, celebridades, youtubers, especialistas e outros profissionais com grande impacto na cultura online e off-line. Por terem um grande prestigio, esses influenciadores digitais se tornam muito valiosos para as marcas, pois cultivam dezenas de seguidores que interagem ativamente com eles e confiam em suas opiniões. O endosso feito por um influenciador digital, traz autenticidade para a marca, ajudando as pessoas a se identificarem com seu produto ou serviço, num nível mais pessoal. Traz ainda visibilidade, confiança e preferência para sua marca com relação as demais no mercado, além de aumentar seus seguidores nas redes sociais.

Fique atento: 70% das pessoas preferem conhecer novos produtos pela internet, do que pela propaganda tradicional.

Isso significa que os influenciadores digitais podem ser um fator importante na estratégia de mídias sociais da sua marca.

Como saber com qual influenciador digital minha marca deve se relacionar?

• Comece analisando como sua marca se enquadra no universo digital. Observe a categoria que sua marca está (culinária, estilo de vida, carros, tecnologia, designers, etc.) e descubra qual rede social seu público-alvio é mais ativo.

• Pesquise quais influenciadores seu público segue. Faça uma lista com os de maior destaque dentro da categoria em que sua marca está. Caso sua marca seja de grande porte, pode usar uma agência digital especializada em influenciador digital para ter um alcance global. Caso seja uma marca pequena, pode usar serviços como o KLOUT para descobrir influenciadores com alcance local.

• Avalie o conteúdo produzido por esses influenciadores: agrada o seu publico ou não? Quantos seguidores deles se parecem com sua audiência? Quantos seguidores tem na rede social que você escolheu trabalhar?

• Analise se o conteúdo é ideal para sua marca. Qual o alcance e exposição dos artigos e posts que eles publicam? Já interagiu com eles? Mencionaram sua marca ou produto no passado?

Quando estiver pronto para iniciar esse tipo de relacionamento, se faça notar antes de começar a enviar as propostas:

• Compartilhe posts e fotos.
• Faça newsletter.
• Comente.
• Tagueie os perfis dos influenciadores quando compartilhar os conteúdos deles.

Para entrar em contato com os influenciadores digitais, você pode enviar uma mensagem direta pelas redes sociais, buscar informações de contato no site ou pedir um conhecido em comum para apresenta-los. Idealmente, os influenciadores devem gostar de seu produto ou serviço. Encontre o influenciador digital que mais tenha a cara da sua empresa, ou seja tenha um número de seguidores compatível com sua marca.
Por fim, não se esqueça que hoje em dia, existem leis que regulamentam a participação de influenciadores em ações publicitárias. Sempre consulte seu departamento jurídico antes de começar uma parceria.

Espero que tenham gostado desse post, deixem sua experiência caso tenham feito uma parceria assim, isso engradecerá ainda mais a experiência de novos usuários que desejam esse tipo de marketing para sua empresa. Ate o próximo post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário