Conecta Imobi destaca a revolução do marketing imobiliário

“Revolução não acontece quando a sociedade adota novas tecnologias. Ela acontece quando a sociedade adota novos comportamentos.“ Essa frase de Clay Shirky, um estudioso da área de mídias digitais, que foi citada durante a palestra da Sales Manager do Youtube, Fernanda Doria, durante o Conecta Imobi, que aconteceu nos dias 2 e 3 de agosto, em São Paulo, resume muito bem o que o marketing imobiliário vivencia no cenário atual.

Durante os dois dias de evento, o público de 3.000 pessoas, dentre eles corretores, profissionais de marketing, proprietários de imobiliárias e diversos outros interessados na área, puderam conhecer as novidades e dicas para obter sucesso no mercado.

Merece destaque a palestra do corretor, coach e palestrante imobiliário, Guilherme Machado, que afirmou que “antigamente o corretor de imóveis sofria a venda, hoje ele deve provocar a venda.” O profissional ressaltou também que por mais que as mídias sociais e os portais tragam leads para as imobiliárias, se o profissional não souber converter em venda, ela não vai acontecer. A parceria entre cliente, imobiliária e corretor deve acontecer, porque todos os envolvidos tendem a ganhar.

Tendências do marketing imobiliário

De acordo com as informações do Google, apresentada por Adriano Nasser, Head of Industry do Google, mais de 20 milhões de buscas relacionadas ao mercado imobiliário acontece em ambiente mobile, 71% dos consumidores iniciam o processo de compra em um site ou aplicativo e os consumidores que compram imóvel procuram em média 1.7 corretores para ajudar no processo. Depois de tantos dados, pode-se pensar que a profissão de corretor de móveis pode chegar ao fim em um futuro próximo, né?

Também fiquei com essa dúvida no primeiro dia do evento. Mas, acredito que como citou o Guilherme Machado, a venda acontece face a face e o relacionamento é a base de tudo. Os smartphones, o notebook e os aplicativos ainda não conseguem suprir essa necessidade. Por isso, tenha o foco no cliente. Conhecer o cliente, seus problemas e a jornada dele foram as principais dicas que os palestrantes deram ao público. A jornada de compra de um cliente não segue um processo lógico. Segundo o especialista em marketing digital da IBM, Éber Gustavo, quando a empresa possui 4 pontos de contato e 4 canais de comunicação há 256 possibilidades de jornada de compra.

Por isso, a importância do profissional conhecer profundamente os problemas do cliente e descobrir como um imóvel pode ajudar a solucionar as questões que o afligem. Além disso, ter uma visão holística da jornada do cliente é um dos fatores que o profissional da IBM destacou que ajudará a mudar de forma ágil a experiência do consumidor com as empresas que atuam no mercado imobiliário.

Acima de tudo, o profissional da área deve estar disposto a se preparar para realizar um atendimento cada vez mais humanizado e se tornar um solucionador de problemas dos clientes. Perguntar e procurar saber mais como ser útil para o cliente é essencial, pois como já dizia Albert Einstein: “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.”

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário