Cultura Organizacional e sua importância para a empresa

A cultura organizacional corporativa deve ser compreendida como um dos critérios importantes para a vantagem competitiva. Os gestores se perdem na rotina de comportamento dentro da empresa e acabam realizando ações automatizadas, bem como todos que compõem a estrutura organizacional e esquecem efetivamente de analisarem algo tão importante, que é a cultura organizacional.

Segundo Schein, cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.

A valorização de pessoas e o conhecimento levou a uma necessidade ainda maior de analisar e compreender todo esse universo. Nunca se estudou tanto cientificamente sobre o tema como agora, e os conceitos que temos são relativamente novos.

Cada pessoa e até mesmo setores dentro da empresa constitui uma cultura independente, e damos o nome de subculturas. O maior desafio é reconhecer a cultura predominante dentro da empresa e, principalmente, mudá-la.

A mudança torna-se mais difícil se a liderança não reconhecer a necessidade. Mudar os líderes é algo desafiador principalmente porque carregam verdades absolutas que ofuscam os erros. A típica frase,( “sempre fiz dessa forma e deu certo, por que mudaria agora?”) é um exemplo de fracasso programado. Vemos diariamente lideranças embebecidas de crenças absolutas e paradigmas que acabam criando uma barreira para a chegada da inovação e tecnologia. Consequentemente, colaboradores que percebem o que deve mudar mas não acreditam que acontecerá acabam desmotivados e buscam novos desafios no mercado. Os acomodados mantêm-se na roda da função automatizada e consequentemente agradando seus líderes, que preferem a visão superficial do que a crítica.

E quem disse que mudar seria fácil? Sair da zona de conforto, fazer diferente, ver novas opiniões e horizontes são pontos determinantes. O fato é que estabelecer uma cultura organizacional competitiva mexerá muitas vezes com crenças, valores e comportamento, e faz-se necessário. Como está a cultura organizacional da sua empresa?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário