Destaque do mês: Aline Roque dá dicas para fortalecer marcas e empreender no meio digital

Profissional de marketing e com grande vivência na área de Tecnologia da Informação, Aline Roque é associada do Projeto Implantando Marketing desde 2011 e vem se destacando pela produção de artigos sobre carreira, negócios e inovação para o blog. Destaque do mês de maio, Aline nos conta um pouco de sua trajetória e sua visão do mercado. Confira:

Implantando Marketing: Aline, como você conheceu o Projeto Implantando Marketing e de que forma se tornou uma de nossas colaboradoras?

Aline Roque: Em 2011 assumi o desafio de implantar um departamento de marketing em um empresa que até então não tinha essa área formalizada. Percebi que era uma grande oportunidade e que eu teria que fazer o melhor, dentro das possibilidades da empresa. Então, comecei a pesquisar por cases similares e achei o implantando marketing, que havia sido criado um pouco antes daquele momento. Comecei a interagir e a trocar experiências com os profissionais do grupo e em seguida me tornei integrante também, contribuindo com as minhas experiências.

Implantando Marketing: Como o Projeto contribuiu para sua carreira e formação profissional?

Aline Roque: O projeto foi essencial para o meu crescimento. Primeiro, por promover uma interação rica com outros profissionais, com visões e experiências diferentes. Além disso, me sinto desafiada a compartilhar minha experiência e assim, busco cada vez mais conhecimento e práticas para poder compartilhar. Isso gera um crescimento cíclico e recorrente. Coisa que todo profissional deveria buscar. Aos poucos, os membros do projeto foram se tornando grandes referências para mim e o próprio blog uma fonte riquíssima de informações.

Implantando Marketing: Como você vê a participação das pequenas empresas no marketing digital? O que esperar deste segmento para os próximos anos?

Aline Roque: Noto que em pequenas empresas o marketing digital muitas vezes é visto como uma solução barata para gerar resultado de curto prazo, mas acabam não enxergando com o profissionalismo que deveriam. Assim, optam por delegar sua execução a pessoas que não estão capacitadas para isso ou simplesmente assumem a produção e publicação de conteúdos sem planejar. Com isso, muitas vezes acabam não gerando o resultado desejado ou pior, geram um resultado negativo por não saber como se posicionar diante de situações difíceis. Eventualmente, surgem danos irreversíveis para a imagem da sua marca. Assim, vejo nesse mercado um potencial promissor para os profissionais que souberem evidenciar a importância de um processo baseado em um planejamento que vise atingir um objetivo claro. Aos poucos, as empresas vão percebendo o quão necessário é um trabalho sólido e profissional nesse ramo.

Implantando Marketing: Quais dicas você dá a um profissional ou empreendedor que quer fortalecer sua marca no meio digital?

Aline Roque: Primeiramente, sugiro que defina qual o real objetivo com essa ação para buscar a forma mais adequada de se atingir esse objetivo. Quem quer tudo, muitas vezes não consegue nada. Então se a empresa deseja aumentar a visibilidade da sua marca, aumentar a geração e negócios e a conversão de clientes, é preciso estabelecer qual o canal adequado para cada objetivo e de que forma sua marca deve se posicionar para a geração de resultados, talvez até trabalhando um objetivo por vez. Também é preciso avaliar se a empresa possui as competências necessárias “dentro de casa”, se vai buscar capacitação para isso ou se deve buscar um parceiro externo para executar o trabalho de forma satisfatória. Muitos profissionais pensam que assistir uma vídeo-aula no YouTube sobre como fazer algo é o suficiente. Mas o mais importante é saber o que fazer e por que fazer. E para isso é preciso muito mais do que um tutorial. Quando o trabalho é feito de forma correta, os resultados são consequência.

Em relação a escolha do parceiro certo, é preciso ficar atento também. Qual a experiência desse parceiro? Qual a proposta dele? Como ele entende e como poderá agregar valor à sua marca? Infelizmente, existem muitas pessoas que atuam nessa área que não estão prontas para tal e assim comprometem a credibilidade. E não adianta encher os olhos com resultados de curto prazo. O empreendedor precisa se preparar para estar além das métricas da vaidade. Curtidas em redes sociais podem ser facilmente compradas. Resultado mesmo é mais difícil e, geralmente, não acontece da noite para o dia.

Implantando Marketing: Este ano o Projeto Implantando Marketing venceu pela terceira vez o Top Blog Brasil. Para você, qual o segredo do sucesso deste projeto?

Aline Roque: Acredito que a qualidade do trabalho dos profissionais que colaboram com o projeto foi essencial para essa conquista. Juntos, conseguimos gerar e disseminar conhecimento para toda a comunidade de profissionais da nossa área e em áreas correlatas. Além disso, o engajamento dos membros faz toda a diferença, uma vez que todos trabalhamos na busca da convergência para os objetivos macro do projeto, fomentando o desenvolvimento do mercado como um todo. É por isso que dizemos que Juntos Somos Mais!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário