Dieta de Informação. Será que chegou sua hora de fazer uma?

Ser passado para trás. Ficar obsoleto. Não acompanhar as tendências. Não ter assunto no bar, não conhecer o novo meme, ignorar a última música do carnaval. Você tem esse medo? Ele existe e está nos consumindo, nos frustrando, nos deixando preocupados com o que não estamos fazendo agora e o que não vamos fazer depois. Em contrapartida, não vivemos o presente.

Campanha de marketing para o dia das mães? Feita no ano passado. Ou então um cenário pior: não foi feita ainda, deixa ver se acontece alguma novidade no mercado.

O que fazer com aquela informação que acabou de chegar e não pode deixar de ser compartilhada agora? Se você esperar um minuto, outra pessoa larga na frente. Loucura? O que você acha? O que você faz? Posta agora ou deixa para depois? É mesmo necessário para seus seguidores saber disso nesse minuto? Será que já não sabem? Não estamos duplicando informação?

Diz-se que se nunca produzimos tanta informação e que em um dia geramos mais dados que nos últimos séculos. Será mesmo? Ao que parece, boa parte desse conteúdo é cópia. Não estamos criando coisas novas, estamos replicando a mesma informação elevada a níveis estratosféricos.

Esse texto mesmo pode ser considerado duplicado, cópia. Plágio não, juro que não!

Claro que não é intencional, estou tentando, mas não prometo estar sendo original. Afinal, ele se baseia em conhecimentos que já obtive. E geralmente é isso que acontece.Também, hoje isso não está importando muito, desde que fique bem posicionado no Google, está valendo.

Tenho a impressão de que, se você trabalha com marketing ou outra área que pede atualização constante, seu problema é mais grave ainda. Todo dia surge algo novo. Mix de Marketing, 4Ps? Caramba, esquece. Agora tem mais 4Ps e são 8 no total.

Inclui aí os 5Cs, os 3Es e Marketing de Influência, Marketing de Experiência, Outbound Marketing, Marketing Digital, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Growth Hacking…

E não acaba por aí. Dá para acompanhar? Até dá. O Implantando Marketing esclarece a maioria desses assuntos. Por isso, vale a pena você acompanhar o blog!

Mas, você se considera um profissional completo se não sabe tudo isso?

Acredito que nossa área sofre de algum problema que deixa os profissionais malucos por elaborar novas teorias diariamente. Elas nem mesmo são testadas e validadas e são jogadas no mercado, se der certo ótimo, se não der, é culpa do profissional que é incompetente.

Ótimo que marketing não seja uma ciência exata, nada engessada, mas criar novas “tendências” todos os dias, deixa os profissionais, clientes e consumidores muito atrapalhados, para dizer o mínimo. Mal, se domina uma técnica, já é preciso começar a estudar a próxima. E a paranoia de se estar ficando para trás surge com força total. Corremos para estudar mais informações, não chegamos nem a aplicar e já temos um novo assunto para dominar. Um eterno círculo vicioso. São vídeos online, cursos, livros, e-books, blogs, portais, tudo gratuito e você consome, consome, consome e não consegue praticar nada.

Você pensa: Vou fazer só mais esse curso e daí estou preparado. Vou ler só mais esse livro que é importante para me sentir pronto. Estuda, estuda e não coloca nada em prática. E, até por serem gratuitos, você se culpa por não ler todos, fazer todos, consumir tudo. Por isso, é que essa prática tem sido chamada de obesidade informacional. Você consome, consome, mas não se exercita, não gasta o conteúdo consumido. É muita informação entrando no seu cérebro, mas pouca sendo usada de fato.

Será que já não chegou a hora de você fazer uma dieta, ser mais seletivo?

Paciência. Ainda que o banquete seja infinito, temos nossas limitações. Humanamente, é impossível comer tudo que vemos pelo frente.

Consumir informações segue na mesma lógica. O cérebro precisa se organizar para que as ideias surjam, precisa ter tempo para conectar informações. Por que você acha que aquela ideia surpreendente apareceu justo na hora que você não estava pensando nela?

A ordem é ter foco. Consumir com inteligência. Negligencie sem dó, sem medo, o que não é importante para a sua saúde profissional. Vamos fazer uma dieta diferente, essa não para ser saudável fisicamente, mas para ser profissionalmente mais eficiente.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário