Endomarketing: Pensando a empresa de dentro para fora

Toda empresa que almeja crescimento precisa ter bem claro o seu posicionamento de mercado, que é o fator chave para tomada de decisões e ações estratégicas.

Vale ressaltar que o posicionamento é um dos três elementos que compõem o branding, sendo uma reflexão, a percepção da imagem que a empresa deseja transmitir para o seu mercado, através de diferenciais competitivos. Mas, antes de se posicionar para o mercado e público externo, a empresa precisa, primeiramente, empreender esforços junto ao seu público interno de colaboradores, oferecendo meios, informações e engajamento.

A qualidade do relacionamento estabelecido com os colaboradores irá refletir diretamente na relação de mercado, ou seja, com os clientes da empresa. Quer encantar um cliente? Encante primeiro seus colaboradores, eles representam a menor fração divisível da sua empresa.

Uma empresa que oferece diferencial competitivo, baseado na qualidade dos seus produtos ou serviços, precisa engajar o seu público interno sobre a responsabilidade de conduzir essa percepção para o mercado, criando uma essência na sua cultura organizacional.

Afinal, o que é Endormarketing? Segundo Daniel Costa, um dos maiores especialistas no Brasil, “Endomarketing é um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com o trabalho e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos.”

Os principais objetivos do Endomarketing são: Garantir o comprometimento dos colaboradores com os objetivos estratégicos da organização e a motivação. Para alcançar esses dois objetivos, a empresa deve estimular criando condições favoráveis para as pessoas manifestarem o seu potencial. Ninguém nasce motivado por natureza, é preciso conceber desafios e metas para a busca constante da motivação.

Empresas que não oferecem condições necessárias para os colaboradores exercerem da melhor maneira possível suas funções, acreditando que somente com estímulos materiais irá engajar seus colaboradores, estão completamente enganadas. O resultado requer outros fatores.

Maria Amália Bernardi, idealizadora da lista das 100 melhores empresas para você trabalhar, elenca alguns fatores importantes no ambiente de trabalho de empresas bem-sucedidas, dentre eles: Oportunidade de crescimento, Liberdade, Justiça, Confiança, Ética, Bons chefes, Comunicação Interna, Camaradagem, Recompensas materiais e Envolvimento com o principal executivo da empresa.

Não se esqueça de engajar o gestor, ele é o porta-voz entre a empresa e os colaboradores, faça-o perceber que motivar e gerir uma equipe são partes inerentes da sua função. Empresas melhores e mais agradáveis para pessoas trabalharem são mais rentáveis, sólidas e competitivas, portanto invista em seus funcionários. Manter  em harmonia o tripé:empresa, colaborador e mercado é sinônimos de sucesso.

E você está valorizando o seu capital humano? Está na hora de pensar a empresa de dentro para fora.

Grande Abraço!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário