Entrevista com Patrícia Canarim

No post de hoje vamos conferir a entrevista  com Patrícia Canarim, jornalista e consultora de Marketing Digital com especialização em Informação Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que apresenta sua visão sobre o mercado  e a atuação do projeto Implantando Marketing.

Implantando Marketing-Com uma trajetória profissional considerável nestes tantos anos de carreira, o que vem lhe surpreendendo nas áreas de Comunicação e Marketing?

Patrícia Canarim- A primeira é a capacidade de inovação da área em função das novas tecnologias. As mensagens precisam estar integradas e serem complementares, ao mesmo tempo, nas ações em mídias diversas e segmentadas.

Outra questão é a formação do profissional de comunicação que deve ter como prioridade um aprendizado continuado e o entendimento das mudanças pelas quais a sociedade está passando, em que a informação é matéria-prima e a capacidade prática de lidar com elas são diferenciais no perfil profissional.

Implantando Marketing- Atualmente, a oferta de blogs é muito extensa. Você acompanha regularmente algum blog? Quais blogs você recomendaria para estudantes da área?

Patrícia Canarim-Minha fonte de notícias está no Twitter e no Google Reader, acesso diariamente, e diversas vezes por dia e por isso tento seguir profissionais da área de comunicação, marketing, de TI, e as principais revistas e blogs do segmento. Para citar alguns que não deixo de ler, citaria o IDG Now, o Webinsider, o Nós da Comunicação, o Blog do Google e o próprio Implantando Marketing. Portanto, essas são também minhas indicações aos alunos, e claro o próprio Blog do Nautilos, onde compartilhamos nosso conhecimento com colunistas que escrevem sobre marketing digital, carreira profissional e ensino à distância para nossos leitores.

Implantando Marketing- O nosso projeto busca unir profissionais da área da Comunicação Empresarial e do Marketing. O projeto foi idealizado para conscientizar a classe profissional da necessidade de orientar, disciplinar e regulamentar a profissão. A grande meta é a criação de um Conselho Federal de Comunicação e Marketing. Qual a sua opinião a respeito?

Patrícia Canarim-Será de extrema importância para a valorização do profissional de Comunicação e Marketing, pois vai dar apoio aos que levam a atividade a sério com estudo, formação e experiência profissional. Protegendo, o mercado, de aventureiros que se auto intitulam profissionais de marketing.

Como acredito no aprendizado e crescimento profissional a partir da troca de informação e compartilhamento de ideias, um Conselho Nacional servirá de base de apoio para os profissionais e, mais que isso. um local de discussão para gerar novos conhecimentos.

Implantando Marketing- Na sua opinião, quais são os pontos positivos do projeto Implantando Marketing?

Patrícia Canarim-O Implantando Marketing tem um projeto de desenvolver um produto único no segmento, ao reunir jovens profissionais, sem ficar restrito ao eixo Rio-São Paulo. Esse é um projeto que segue um caminho que exige reflexão sobre as ações e atividades da Comunicação e do Marketing. Esse diferencial se mostra positivo com a ampla rede de colunistas que conseguiu formar, com os prêmios recebidos e, sem dúvida,  a credibilidade conquistada junto a outros parceiros de segmentos.

Implantando Marketing- Como você acha que o projeto pode contribuir para a melhoria da sociedade?

Patrícia Canarim-Criando um espaço de discussão em que possamos contribuir e aprender com a experiência de colegas de profissão e ser uma referência para os profissionais.

Implantando Marketing-Como professora ministrando cursos pelo Nautilos Marketing Digital, você pode acompanhar as dificuldades dos alunos que pretendem ingressar nesta área. O que você costuma aconselhar a seus alunos que desejam se destacar no mercado de trabalho?

Patrícia Canarim-Os cursos nessa área  atrai jovens profissionais interessados em seguir na área digital, e também profissionais já estabelecidos que desejam se atualizar com a questão do marketing digital. O meu objetivo é fazer com que os alunos percebam que não há marketing digital ou marketing esportivo ou marketing de relacionamento, e sim MARKETING e ponto! É preciso trabalhar o marketing de forma ampla e integrada com todas as ações da empresa. É comum vermos uma ação de marketing na web super legal, que envolve muitas pessoas, que viralizou; mas infelizmente quando vamos adquirir o serviço ou produto o atendente não está a par do assunto, ou está mal treinado para lidar com o público. Então, toda a experiência digital criada para envolver o cliente se desfaz com uma péssima experiência no momento de compra.

Também gosto de frisar e incentivar a continuidade do estudo. A web como ferramenta de negócios e ambiente social ainda é muito nova, estamos todos aprendendo a lidar com este mercado, e por consequências, acredito que é preciso entender o comportamento do consumidor, entender o conceito da colaboração e compartilhamento na web, mas que saber usar esta ou aquela ferramentas, modismos passam, mas o conceito fica.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário