Está em busca de uma oportunidade de trabalho? Confira nossas dicas para se destacar!

Você é a vitrine. Você é o canal de comunicação. Você é responsável pelo o seu marketing pessoal. Estamos a todo o momento sendo observados. O que você deseja representar no mercado? Como você deseja ser lembrado e recebido no mercado?

Acabou o carnaval a festa mais esperada do ano! “Agora o ano começa…” Temos que iniciar com muito foco e determinação…

Como “dizia” o nosso querido poeta Carlos Drummond Andrade: “E agora José?”

A busca por uma oportunidade de trabalho tem um pouco de sorte, estratégia, “QI” e, claro, o que você oferece de conhecimento. O mercado está a todo o momento a procura de candidatos aptos na área de comunicação.

O artigo deste mês não é uma fórmula mágica de como conquistar um espaço no mercado de trabalho: seja estágio ou recolocação de mercado. O propósito é levantar algumas estratégias que deram certo comigo e que podem dar certo para você também. Existem ações que são bem conhecidas, mas infelizmente são ignoradas por alguns candidatos .

Demorei muito para conquistar a primeira oportunidade, pois uma das “falhas” era não saber o que realmente queria ser. Queria ser planejamento e depois atendimento e no outro dia ser criação… esforcei tanto que hoje tenho um bom conhecimento nas ferramentas de criação, mas “no fundo não era a minha praia”.

No fundo “meu coração” sempre dizia que o meu desejo era trabalhar em uma empresa na gestão de comunicação.

Por isso o primeiro passo é definir:

ONDE ESTAMOS?

AONDE QUEREMOS CHEGAR?

No meu tempo de faculdade “bati em várias portas” em busca de um estágio. A estratégia que usava era anotar em um caderno as vagas. E quando chegava da faculdade começava a enviar os currículos.

Dicas para montar um currículo:

  • Você deve ser o primeiro a dominá-lo.
  • Peça outras pessoas para ler.
  • Tenha foco! Não adianta colocar todas as experiências. Coloque apenas as suas experiências condizentes a vaga pretendida.
  • No campo objetivo: seja objetivo, direto e claro em seu propósito profissional.

Você já pensou em que ordem deve colocar as informações? Pois bem, isso pode fazer brilhar os olhos do recrutador. Por isso é preciso utilizar algumas estratégias antes de se candidatar.

  • Conheça o perfil da vaga e depois faça adaptações no currículo. Sempre dentro da realidade profissional que você pode proporcionar.
  • Existem várias formas de chamar atenção do recrutador. Seja criativo, ousado e confiante.
  • Candidate-se por e-mail, mas ligue e “converse com o recrutador informando sobre o interesse pela vaga.

Se for uma vaga que interessa muito: que tal ir direto à empresa e deixar o currículo? Tentar o contato mais direto. Pode ser um diferencial.

  • Ao enviar o currículo, envio-o em anexo e também no corpo do e-mail.
  • Sempre nomeie em seu currículo a vaga pretendida e inclua o seu nome em caixa alta.
  • Envie o currículo no primeiro horário comercial da manhã. Isso pode ser uma boa jogada, pois seu currículo poderá ser visto primeiro.
  • Monte uma apresentação. Seja um portfólio ou até um breve histórico sobre suas experiências.

Descubra o que pode apresentar, além do currículo. A criatividade é válida para todas as áreas. Valorize os seus talentos.

  • Seja você mesmo! Na entrevista sentimos ansiedade o que é bastante normal. No entanto, é importante trabalhar esta questão para não parecer insegurança. Afinal, você contrataria alguém que no primeiro momento transmite insegurança?
  • Antes de ir à entrevista estude o perfil da empresa.

Para fechar o artigo com “chave de ouro” seguem observações da Empresária Joelma Lima, do setor de turismo, da empresa Encontre Sua Viagem. São dicas válidas aos profissionais de todas as áreas e que podem ajudá-lo a fazer a diferença na busca por uma oportunidade de trabalho.

  • O Candidato tem que encantar os olhos do recrutador!
  • É importante ter informações simples no currículo: endereço e dados pessoais, pois existem ótimos candidatos que perdem a oportunidade por falta de informações básicas como essas.
  • A experiência conta muito, mas o interesse e a postura são fatores determinantes para o processo de seleção. Muitas vezes já selecionei pessoas que não tinham muita experiência mas, que pela força de vontade, postura e interesse demonstrados senti vontade de investir. Enxergamos além da bagagem profissional do candidato.
  • Precisamos muito dos profissionais da área de marketing, pois a nossa empresa atua no mercado digital. Os nossos funcionários precisam estar antenados e atualizados. O profissional do marketing não pode ser um robô. Precisamos sempre de profissionais que apresentem propostas e ideias, afirma Joelma.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário