Nessa semana, de 04 a 06/Nov, aconteceu em São Paulo, o ExpoManagement 2013, que já é o maior congresso de Gestão e Estratégia do mundo segundo seus organizadores, a HSM.

Os temas Sustentabilidade, Estratégia, Novas Organizações, Liderança, Ética, Cenários, Marketing, Inovação e Alta Performance foram abordados em 21 palestras que contaram com nomes internacionais e nacionais do quilate de Michael Porter, Vijay Govindarajan, Gary Hamel, Andrew McAfee, Walter Isaacson, Bill George, Vicente Falconi e Jaime Troiano.

Alguns tópicos como Internet das Coisas,  Big Data e Organizações Não-hierárquicas trouxeram novidade ao congresso. O evento foi justamente fechado por Philip Kotler, falando sobre Marketing de Crescimento, título inclusive de seu último livro (Ed. Elsevier-Campus, 2013) escrito em conjunto com seu irmão Milton Kotler.

Com a crise de 2008, seguir crescendo passou a ser muito desafiador para as empresas, sobretudo nos mercados mais maduros. Segundo Kotler, a possibilidade de crescimento existe, dependendo das condições econômicas específicas de cada País e da capacidade de marketing das empresas. Kotler defende que existem 8 caminhos para crescimento, caminhos estes que nem são novidade, mas as empresas tem se esquecido deles, ou negligenciado usá-los:

1- Aumentar Participação de Mercado – não baixando preços como instintivamente se pode crer, mas focando mercados e segmentos onde a empresa tenha alta capacidade de atender bem.

2- Desenvolver Clientes Engajados – ter clientes satisfeitos não é o suficiente. Existem aqueles que se tornam fãs da marca, capazes de defendê-la. Esses clientes devem ser identificados e ‘trazidos para perto’, engajados, incluídos em experimentação de produtos ou até cocriação. Sentindo-se ‘donos’ da marca, alguns são capazes de colaborar até de graça.

3- Criar Marcas Poderosas – Marketing não é atividade apenas do Depto de Marketing. Todo e qualquer ponto de contato com consumidores faz Marketing. Esses pontos (pessoas!) devem ser reforçados.

4- Inovar Produtos e Experiências – não apenas inovações incrementais, de melhoria, mas inovações disruptivas também, sob risco de os concorrentes fazê-lo.

5- Expansão Internacional – a crise não afeta os Países/Regiões da mesma maneira, dependendo da indústria em questão. Busque mercados não ou mal explorados.

6- Aquisições, Fusões e Parcerias – mas cuidado com o risco de assumir compromissos desnecessários ou que não apresentem clara vantagem ou possibilidade de crescimento.

7- Responsabilidade Socio-ambiental – em momento de crise, pode ser vantajoso abraçar essas causas. Vale estudá-las.

8- Parceiras com Governos e ONGs – tudo a ver com o conceito de Marketing 3.0 do próprio Kotler.

Cabe às empresas escolher algum, alguns ou todos esses caminhos para obter crescimento, de acordo com o cenário atual e SWOT de sua indústria específica. Todos os caminhos, Kotler ilustrou com exemplos ricos e com a didática peculiar desse que é considerado o Pai do Marketing moderno.

Professor Kotler sempre nos convidando a pensar. Grandes ideias e dicas!

Ano que vem tem mais ExpoManagement! Vamos acompanhar e conferir.

E você? Concorda com essas ideias de Kotler?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

3 comments

  1. Izabela Reis

    André,
    Grande contribuição do seu artigo.
    Deu para perceber que o evento foi muito enriquecedor para o público que teve a oportunidade de participar.
    Parabéns pelo artigo.

  2. Eliane Lages da Silveira

    Ótimo post, André! Ver e escutar os ensinamentos do mestre Kotler ao vivo deve ter sido maravilhoso. Eventos assim são ótimas maneiras de aprendermos mais e compartilhamos novidades com os leitores do nosso blog.

    Abraços, Eliane Lages.