ExpoManagement 2014: Cultivando Talentos Excepcionais

HSM14_IMKT

Aconteceu em São Paulo, de 03 a 05/Nov, a ExpoManagement 2014, maior evento de Gestão e Estratégia da América Latina, organizado pela HSM.

A grade temática girava em torno de Estratégia, Cenários, Marketing, Sustentabilidade, Inovação, Liderança, Gestão de Pessoas e Alta Performance, desenvolvidos em 21 palestras com nomes internacionais e nacionais da grandeza de Jonah Berger, Al Gore, Ricardo Amorim, Susan Cain, Chad Hurley, Rita McGrath, César Souza, Jim Collins, Alexander Osterwalder, Thomas Davenport e Ram Charan, entre outros.

Uma palestra que chamou muita atenção e teve bastante repercussão foi “Encontre o próximo Steve Jobs” de Nolan Bushnell, título inclusive de seu livro (HSM, 2014). Nolan Bushnell é o pai dos videogames, fundador da Atari e outras tantas start-ups do Vale do Silício e é o primeiro e único cara a contratar Steve Jobs (em 1972). Dessa sua experiência nasceu o livro e o conteúdo de sua palestra.

Segundo ele, no mundo de intensas mudanças em que vivemos, identificar, cultivar e reter pessoas de talento excepcional é essencial para manter a capacidade de criação e inovação das empresas. Mas, essas pessoas não são tipos de personalidade fácil. Então como fazê-lo?

  1. Torne seu local de trabalho um anúncio – gente inovadora e criativa quer trabalhar em ambientes assim. Do contrário vai atrair apenas pessoas aborrecidas e aborrecedoras.
  2. Procure Hobbies Legais – pessoas com hobbies complexos precisam ser criativas e diligentes. Uma coisa é ter como hobby a TV: assistir TV; outra: fazer TV. Valorize as pessoas com hobbies complexos.
  3. Celebre o Fracasso – não busque o fracasso, mas saiba celebrá-lo. Quando seu time percebe que o fracasso não é severamente punido, perdem o medo de tentar. Além disso, ao celebrar o fracasso tem-se a oportunidade de aprender com o caso.
  4. Busque Intensidade – pessoas intensas também tendem a ser criativas e determinadas.
  5. Encontre Paixão – da mesma forma que a Intensidade. Perguntando sobre hobbies, pode-se aprender duas coisas se a pessoa for talentosa: complexidade e paixão ao falar do hobby.
  6. Encontre lugar para Chatos e Esquisitos – mesmo difíceis de socializar, talentosos são essenciais. Ache um canto onde eles possam trabalhar tranquilos.
  7. Diga não aos do Contra – fácil dizer não. Livre-se do Advogado do Diabo. Eles são ótimos em matar boas ideias e desestimular os talentosos. Se de fato ouvir um não, peça que a pessoa registre por escrito (email, por exemplo) para fins de estudo futuro. Normalmente ao ter de nos posicionar oficialmente em algo que mantém registro tendemos a ser menos rigorosos. O hábito de pedir por escrito atenua os ‘não’s verbais ao longo do tempo.
  8. Crie Laboratórios – deixe os criativos criarem livremente, ter iniciativas, desde que o custo inicial o justifique.
  9. Tenha Boa Vontade com quem não tem Credenciais – diploma não é garantia de sucesso. Atitude sim. Mas atitude não vem com certificado.
  10. Esteja Disposto a Fracassar – igual a celebrar o fracasso. O Fracasso é parte do sucesso. É preciso tentar muito e fracassar muito, antes de acertar. Erre, mas erre barato. Tente, experimente.

 Além dessas dicas, Bushnell também compartilhou algumas de suas visões de futuro. Muito interessante.

“Inovação não é mais uma Opção. É uma necessidade!”, segundo ele.

 E você? Concorda com Nolan Bushnell?

 Ano que vem tem mais ExpoManagement! Vamos acompanhar e conferir.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário