Todos os dias somos bombardeados por informações relacionadas a notícias, produtos e serviços. Quando acordamos, já começamos a ser alvos do chamado marketing de experiência. Isso ficou ainda mais intenso na era digital, por conta dos celulares, tablets, computadores, TVs e displays em elevadores.

O conceito de marketing de experiência é definido como uma estratégia que busca trabalhar uma marca em todo o processo de compra, por meio de interações e experiências com o público.

Quer saber como utilizá-lo para criar novas oportunidades de interação com a sua marca? Listei aqui algumas dicas que vão ajudar você a ter sucesso no seu negócio. Confira a seguir!

Comunicação sensorial

Seja interativo e dinâmico, porém nunca estático. Hoje a comunicação é muito diferente do que tínhamos há alguns anos, quando o acesso à internet ainda era limitado. Vídeos, imagens, infográficos, listas e outros tipos de recursos digitais e interativos devem ser usados sempre que possível para comunicar algo às pessoas.

Os sentidos também são usados como canais de entrada para informações. Por exemplo, você pode impactar diretamente a decisão de uma compra fazendo com que o seu conteúdo identifique a “dor” de um cliente e mostre a ele que possui a melhor solução para a mesma. Assim, a pessoa é estimulada por meio da sensação para experimentar um novo produto ou serviço.

Transmídia

Use diversos tipos de mídias para transmitir a sua mensagem. As mídias digitais exercem um papel extremamente importante nas relações com clientes e para a disseminação de informações. Contudo, se a sua estratégia usar ainda outros tipos de mídias, crescem as chances da sua marca se tornar conhecida e atingir em cheio o target.

Só não esqueça que a história contada deve fazer sentido em todas as mídias utilizadas na sua estratégia de transmídia. A união de interatividade com a divulgação apropriada da informação faz com que um produto ou serviço possa atrair atenção dos consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas.

Live marketing

Como podemos observar até aqui, o marketing de experiência utiliza as sensações para despertar o interesse. Mas, por outro lado, o engajamento das pessoas pode ser menor se a sua estratégia não focar na experiência ao vivo.

É fundamental estar presente de forma marcante no dia a dia das pessoas, promovendo atividades que intensifiquem o relacionamento da marca com o público. Umas das formas de se fazer isso é através do live marketing, ou seja, eventos, ações e companhas promocionais que proporcionam uma experiência ao vivo e interativa com uma marca, produto e serviço.

O marketing de experiência fornece diversos tipos estratégias para surpreender de forma positiva as pessoas, além de contribuir para um relacionamento de longo prazo com os que já são seus clientes.

Você teve alguma experiência com este tipo marketing? Compartilhe conosco nos comentários e até o próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário