Mais conhecido também como Marketing Boca a Boca, o Marketing de Recomendação é tão importante como qualquer outra forma de marketing nos dias atuais.

  • O que torna o Marketing de Recomendação tão importante no cenário atual?
  • O que devemos levar em consideração já que o conteúdo dos sites são gerados de forma massiva?
  • Como separar conteúdo de qualidade e com impacto nas pessoas, fazendo com que elas leiam, acompanhem e recomendem os artigos postados?

São algumas perguntas que acredito ser de grande importância quando se fala em geração de conteúdo na internet. Saber o impacto deste conteúdo na vida das pessoas que o leem e como elas transmitem o conhecimento adquirido a partir da experiência de ler e acompanhar seu site e/ou artigo.

Marketing de Recomendação é uma estratégia de marketing que visa desde o processo da primeira compra de um cliente, até a indicação dele a outras pessoas sobre um produto/serviço. Com isso, os clientes se tornam os promotores da empresa, fazendo com que a experiência vivenciada por ele seja motivo de elogios a outros clientes, fazendo com que sua marca tenha uma maior visibilidade e o “Selo de Garantia” do cliente satisfeito.

Conheça alguns componentes do Marketing de Recomendação:

Cultura e Valores: Reflete na maioria das vezes, o interesse da empresa em manter o relacionamento a longo prazo com o cliente. Diferenças culturais muito extremas, prejudicam o bom relacionamento e a manutenção desses clientes.

Liderança: Deve ter o foco em satisfazer o cliente, ou seja, uma iniciativa de Marketing de relacionamento não deve se limitar a ganhar em cima dos outros.

Estratégia: São as técnicas aplicadas para o desenvolvimento e aprimoramento do relacionamento com o cliente e que devem estar alinhada aos objetivos e estratégias para o fortalecimentos dessa relação. Tudo isto deve ser feito de maneira individual, de forma a suprir as necessidades de cada cliente.

Estrutura: A estrutura da empresa deve sempre facilitar a estratégia, ou seja, andam juntas. Toda empresa que investe em Marketing de relacionamento, possui um time de profissionais (da gerência ao faxineiro) escalonadas em categorias, sempre visando o melhor para o cliente.

Pessoal: Pensar nos colaboradores como sendo os porta vozes da empresa, dando suporte em treinamentos adequados e periódicos, desenvolvendo talentos e transformando assim os colaboradores.

Tecnologia: A forma como as informações chegam ao colaborador e sua agilidade em ser processada. Apresentar ao cliente opções de comunicação, de modo a ajudar a sempre ter a melhor experiência de venda, ou melhor, para que o mesmo sempre tenha em mente a sua marca na hora da compra. Pode ser avaliado o ambiente interno e externo da empresa, formas de comunicações internas e externas, suporte de informática e conteúdo.

Conhecimento e percepção: Investimento em conhecimento e percepção do cliente a longo prazo. Quanto mais o cliente se torna conhecido pela empresa, mais chance terá de estabelecer esse relacionamento duradouro com ele.

Processos: Estruturar os processos em torno do cliente, fazendo ou não adequações já existentes na empresa.

Muito mais pode ser implementado na empresa visando a melhor satisfação do cliente nos dias atuais. Mas com essas dicas, certamente será o início de um relacionamento que deve ser construído dia a dia. Outras praticas podem ser elencadas visando essa melhora.

Caso algum leitor tenha uma visão diferente do exposto no artigo peço gentilmente que divida conosco sua experiência para que possamos obter uma maneira eficaz e satisfatória para atender ao cliente. Espero que tenham gostado. Nos vemos no próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário