Como profissional ou estudante de marketing você já deve conhecer os conceitos de marketing de relacionamento. Mas hoje eu quero lhe passar uma visão diferente deste conceito desenvolvido para o formato B2C, o varejo 4.0 está pautado em um relacionamento C2C de consumidor para consumidor.

Estamos voltando as raízes onde o velho conceito de propaganda boca a boca está se consolidando nos meios digitais, empresas visionarias com perfil inovador estão se antecipando a esta nova era de relacionamento com o cliente.

Não basta mais gerar conteúdo relevante, prender a atenção do seu cliente, criar automações de marketing se meu vizinho ou meu amigo da faculdade não falou comigo sobre o produto ou serviço.

A grande inovação deste varejo 4.0, está nas mais diversas plataformas que conectam pessoas, que por sua vez conectam ofertas as demandas. Quantos médicos, dentistas, salões, oficinas você já indicou esta semana? Ou melhor, quantas indicações você recebeu esta semana?

O maior objetivo do marketing de relacionamento é a fidelização dos clientes. Afinal, quem tem mais poder para fidelizar um cliente?

Você com toda sua credibilidade ou um artista famoso que nem sempre consome ou acredita no produto que ele está divulgando?

Por isso é importante entender que seu relacionamento vale muito e você pode estar perdendo grandes oportunidades de empreender, monetizando suas indicações de produtos e serviços.

Como não somos vendedores profissionais a primeira atitude a ser tomada é se fidelizar a uma marca, produto ou serviço, como disse no início existem em todos segmentos plataformas como Be Blue, Uber, Airbnb, Polishop. Atualmente, todos os programas de fidelidade permitem que você transfira o benefício para seu grupo de relacionamento.

Quando você transfere este benefício, você está indicando, vendendo e apresentando um novo amigo à empresa você abre um novo mercado, e por você ter realizado este trabalho ela vai lhe comissionar ou aumentar seus benefícios.

Pode parecer loucura, mas você pode estar perdendo dinheiro.

Gostou do post? Então, comente. Se quiser mais dicas sobre o assunto conte comigo.

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário