Marketing digital: dicas para você que é Micro Empreendedor Individual!

Quando o assunto é sobre marketing digital, empreendedores encaram isso como um assunto delicado, devido ao orçamento enxuto. Mas, isso já é uma imposição do mercado atual. O Marketing Digital é uma ferramenta necessária para esses orçamentos, tornando se uma alternativa aos tradicionais e, caros, meios de divulgação da marca.

Vamos analisar o seguinte cenário: você conseguiu guardar seu “suado” dinheiro e conseguiu se formalizar como Micro Empreendedor Individual (MEI), com isso, possui um tributo único e com possibilidade de trabalhar home office. Já possui um cronograma traçado com planejamento, mensuração, banco de dados com clientes, relacionamento, prospect e faturamento. Falta apenas um detalhe, marketing digital. Como suprir essa necessidade?

Todo empreendedor sabe que marketing digital nos dias de hoje é uma ferramenta imposta pelo mercado, devido ao seu custo benefício. Fazer o empreendimento decolar é uma questão de adotar uma adequada estratégia nesse ambiente digital, que não significa apenas ter um site ativo.

Segundo os especialistas dá Serasa Experian Services, mesmo com pouco recurso financeiro, é possível fazer um trabalho digital eficiente que coloque seu empreendimento na disputa com grandes concorrentes.

  • Planejamento prévio

É de suma importância traçar os objetivos antes de executar o plano tático. Deve-se ter em mente onde se quer chegar com a sua marca, ou seja, saber sobre seu financeiro, objetivo e planejamento, são informações necessárias para a montagem do plano tático. Sendo assim, alguns pontos devem ser observados: recebimento de pedidos, atendimento entrega, faturamento, processamento de relatórios, aumento das vendas, NBO (Next Best Offer), para a prospecção e os clientes já cadastrados.Análise das informações

Um registro de clientes vai muito além de um simples registro de nome e endereço. Compreende uma relação diferenciada com o cliente. Tornar o atendimento personalizado com o cliente, faz com que ele tenha a sensação de ser especial e importante para a empresa, ou seja, ele sempre retornará ao atendimento que mais o fez se sentir importante e “mimado”.

  • Conheça o cliente e o público-alvo

Um dos principais segredos é saber quem é o seu cliente, ou seja, conhecer realmente os desejos que ele tem, o que ele espera da sua empresa e como saciar esse desejo de forma a fideliza-lo. Atualmente, o mercado dispõe de inúmeros mecanismos externos para mensurar dados. Uma dica bacana é tentar agrupar seus clientes em três categorias, ou de acordo com a sua necessidade, que sugerimos: clientes ativos, pontuais e inativos. Agindo assim será mais eficiente o processo de gestão de sua carteira de clientes.

  • Captação é a alma da empresa

Identificado o perfil do seu público alvo, agora o negocio é prospectar novos clientes, para as vendas ficarem no mesmo patamar de crescimento e não estagnarem. Os clientes novos suprirão a carência de compra dos clientes ativos e pontuais que possuem um cronograma de compra definido, além de tornar a marca ainda mais conhecida no mercado. Precisa ser feito um planejamento nessa etapa para conseguir tirar o melhor resultado possível da estratégia adotada, direcionando assim, sua campanha ao consumidor correto para aumentar a carteira de clientes ativos e pontuais da organização.

  • Se relacione e mensure

Um negócio que possui um ciclo de vida bem planejado, reflete não só na satisfação do cliente, mas o faz sentir bem acolhido na empresa que presta o serviço a ele. Deve se observar alguns pontos desse ciclo de vida: planejamento, comunicação, tratamento dos dados para o melhor relacionamento com o cliente. Cada etapa desse ciclo de vida apresenta oportunidades e potencialidades de implementação das réguas de relacionamento: Aquisição – boas vindas, cadastro e newsletter; Ativação – cupons, lançamentos e experimentação; Engajamento – aniversário, indicações e preferências; Reativação – pesquisa, eventos, descontos exclusivos; e Conversão – confirmação de compra, incentivos e próxima compra.

  • Atualização

Faça uso ilimitado do marketing digital. Não fique restrito apenas ao seu negócio. Compare com os concorrentes, fique antenado com os segmentos que podem trazer ideias inovadoras para o seu negócio. Mantenha atualizado seus dados, eles perdem valor ao longo do tempo, ficando obsoletos. Sempre alimente e atualize sua base de dados de clientes e prospecte novos.

Espero que tenha aberto uma porta para dialogo com vocês leitores. Fiz aqui, algumas citações, claro que existe mais dicas. Então convido a vocês a colocarem as dicas que sabem em evidencia comentando esse post. Todos serão bem vindos!

Até o próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário