Marketing Esportivo: Uma arquibancada chamada Twitter

Enquanto acompanhava pela televisão um dos maiores clássicos do futebol espanhol, entre Barcelona e Real Madrid, desta vez em terras norte-americanas, observava o tamanho do engajamento das pessoas no mundo todo através do Twitter.

Este grande jogo pela International Champions Cup (torneio amistoso que serviu de pré-temporada para os grandes clubes da Europa), marcou a despedida de Neymar, que atuou em alto nível e contribuiu com duas assistências para os gols do Barcelona, que venceu o Real por 3 a 2. O craque brasileiro acertou sua transferência para o Paris Saint Germain (PSG), da França e o seu nome foi o mais citado no twitter durante o jogo.

Mas afinal, qual é a relação entre o Twitter e os esportes?

Com 328 milhões de contas ativas no mundo, o Twitter acaba se tornando uma verdadeira arquibancada democrática. Em que torcedores, atletas, times e marcas se reúnem em uma única plataforma para fomentar o mesmo assunto: o esporte.

Por lá, nada passa despercebido. Cada cesta, ponto, chute, nocaute, gol e touchdown é motivo para um novo “tweet” na rede social, cercada por milhares de fãs dos esportes.

Para se ter uma idéia, 80% dos usuários brasileiros conversam sobre alguma modalidade esportiva através do Twitter. Um grande motivo para que as empresas relacionadas ao esporte explorem ao máximo a ferramenta ampliando assim, a sua presença de marca e relacionamento com o seu público potencial .

O engajamento do público no Twitter fica mais claro, quando olhamos os resultados das pesquisas recentes da empresa: Desde o início de 2016 até junho de 2017, no Brasil, foram 217 milhões de tweets sobre esportes. O Brasileirão, por exemplo, é o segundo campeonato nacional mais tweetado do mundo. Perdendo apenas para a Premier League, liga do futebol inglês.

Saindo do futebol, somos o país que mais comenta sobre a NFL (National Football League) no twitter, fora da América do Norte. No Basquete, fomos o quarto país no mundo que mais twettou sobre a NBA (National Basketball Association ) na última temporada. E não acaba por aqui, a segunda maior audiência de e-Sports (esportes digitais) na plataforma, é brasileira, atrás apenas dos EUA.

E vale ressaltar que, a audiência do Twitter não se limita ao Twitter. Pois grande parte dos consumidores da rede repercutem em outros veículos o que está acontecendo em tempo real. E em muitas transmissões acontecem essa interação instantaneamente, através de enquetes, comentários, entre outras participações.

Acredito que nada supera a emoção de assistir ao jogo no estádio. Inclusive, sou a favor da popularização, de forma que atenda todas as classes sociais, independente da modalidade. Mas, como profissionais, temos que ter um olhar mais crítico para os fãs que acompanham os jogos em casa pela TV, que na verdade, já demonstram um comportamento na segunda tela, especialmente no Twitter.

Nosso desafio? Descobrir como as marcas podem proporcionar um marketing mais engajador durante os jogos para este público. Espero que tenham gostado. Até a próxima pessoal!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário