Marketing Estratégico: conheça 6 ferramentas gratuitas para colocar o planejamento em ação

Olá amigos(as) leitores(as), sejam bem vindos novamente! Hoje, abordarei um assunto que muito interessa a quem possui uma empresa, independente de qual seja o tamanho dela (ME, EPP, S/A), é necessário saber algumas informações para a tomada de decisões no dia a dia, mais conhecida como Ferramentas de Marketing Estratégico, que podem ser úteis para auxiliar nessa questão. 

O que significa Marketing Estratégico?

Segundo o site administradores marketing estratégico “nada mais é do que o estudo das funções que antecedem a produção e a venda de um produto ou serviço, ou seja, inclui o exame de mercado, a escolha do mercado-alvo, a elaboração do produto, a definição do preço, selecionar as vias de distribuição e desenvolver uma estratégia de comunicação e produção”.

Sabendo a definição do que é Marketing Estratégico, passamos para a segunda parte que diz respeito as ferramentas usadas para que esse tipo de marketing possa ser feito de maneira assertiva. Sites de instituições como o SEBRAE e a Endeavor Brasil apresentam as mesmas ferramentas para auxiliar no planejamento estratégico anual da empresa. Aqui apresentaremos os links das duas formas apresentadas pelas empresas, que por sinal não muda muito de uma para outra.

Mesmo com planejamento mensal, semestral e anual, demandam formas diferentes de planejamento, porque muda a forma como as informações são agrupadas, mas sempre com o mesmo objetivo:

foco na energia e atenção para que a ação leve para a direção que desejamos não dando “brecha” para a direção que as distrações desejam nos conduzir.

Alcançar essas metas estipuladas no planejamento corresponde ao final de um processo, mas antes devemos definir como medi-las, como alocar recursos para seu desenvolvimento e traçar os caminhos para transformar em resultados as ideias iniciais que foram desenvolvidas.

Confira quais são as 6 ferramentas gratuitas, consideradas fundamentais, para por em prática o planejamento estratégico adotado:

1. Missão, Visão e Valores

Esse trio: Missão / Visão / Valores são recursos poderosos para que os empreendedores possam planejar de forma diferenciada seus negócios, atraindo e retendo colaboradores engajados e orgulhosos do trabalho desenvolvido. Considerado o ponto de partida do negócio, deve sempre ser usado como ponto de partida do planejamento de novos negócios e constantemente validada ao longo da existência da empresa.

  • Indicada para: organizações que desejam definir a direção estratégica da empresa, desde a integração das operações à estratégia da companhia sem esquecer, da motivação da equipe.
  • É útil: pois permite ao empreendedor saber o papel da empresa na sociedade e o futuro da mesma.
  • Ferramentas: Endeavor Brasil, SEBRAE.

2. Análise 360º de oportunidades de negócio

Sua mente é uma produção interminável de novas ideias e você não sabe como processa-las para tornar o negócio lucrativo? Através da Ferramenta de Análise 360º, você saberá se sua ideia é viável ou não. Ainda, ajuda a você refletir se o beneficio oferecido ficou claro para o cliente, se o tamanho do mercado é adequado para o negócio e o principal, se ela tem possibilidade de rentabilidade e lucratividade.

  • Indicada para: empreendedores que desejam avaliar um pacote de ideias, qual será a melhor opção de negócio a ser implementado.
  • É útil: guia o empreendedor, através de reflexões pessoais, as análises internas e externas de um negócio. ·
  • Ferramentas: Endeavor Brasil, SEBRAE.

3. Análise SWOT

Como elaborar um diagnóstico da empresa, antes da tomada de decisão em cima do Planejamento Estratégico?

A resposta é simples: através de uma Matriz SWOT, seu conhecimento será aprofundado com respeito a sua organização e saber em que contexto externo sua empresa esta inserida.

  • Indicada para: organizações de todos os portes.
  • É útil: proporciona uma análise de pontos fortes (strenghts), pontos fracos (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do negócio. Apos isso, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.
  • Ferramentas: Endeavor Brasil, SEBRAE.

4. As 5 Forças de Porter

Você conhece a fundo os concorrentes do seu negócio?

Sabe o que você faz melhor do que eles e no que eles se destacam?

Através da ferramenta 5 Forças de Porter você reflete sobre essa rivalidade com seus concorrentes, sabe os produtos e serviços substitutos, ganha poder de barganha com os fornecedores e clientes, além de dificultar a entrada de novos players.

  • Indicada para: organizações independentes do seu tamanho, que desejam analisar o ambiente competitivo na qual sua empresa esta inserida, determinando o melhor posicionamento estratégico defronte a seus concorrentes.
  • É útil: visão mais abrangente do empreendedor a respeito da concorrência e como tirar proveito disso.
  • Ferramentas: Endeavor Brasil, SEBRAE .

5. Matriz BCG

Você tem conhecimento do que é mais rentável no seu ramo de negócio?

Através da matriz BCG, o empreendedor analisa periodicamente seus produtos e serviços e melhora sua oferta no mercado, além de avaliar o que gera mais caixa e menos esforço de manutenção.

  • Indicada para: empresas que possuam uma carteira de produtos e serviços oferecidos aos clientes.
  • É útil: é uma maneira eficaz de se analisar o ciclo de vida do produto, fazer a gestão de marcas, montagem de planos estratégicos e estratégia de vendas.
  • Ferramentas: Endeavor Brasil, SEBRAE.

6. Definição de metas para Pequenas e Médias Empresas

Definição de metas é uma meta para esse período. Sempre deve defini-las antes de botar as mãos na massa, assim garante que os esforços de crescimento estejam alinhados à estratégia da empresa. Estabelecer metas não quer dizer estrutura com rigidez militar, mas firmeza para que possa colher os frutos.

  • Indicada para: empresas de médio e pequeno porte.
  • É útil: torna claro o conceito de objetivo, indicador de metas que, mesmo sendo complementares, são diferentes um do outro. Traduz em linguagem simples a complexidade das ferramentas de gestão estratégica.
  • Ferramentas: Endeavor Brasil, SEBRAE .

Assim podemos concluir que as ferramentas de planejamento estratégico estão a dispor dos empreendedores e são ferramentas de extrema necessidade para a vida útil das empresas, seja ela do tamanho que for. Espero que tenham aproveitado o post. Ate o próximo!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário