Marketing Tecnológico: fusão de marketing e tecnologia nos dias atuais

Uma tendência para o nosso mercado: o uso cada vez mais sofisticado da tecnologia.

Olá meus amigos e minhas amigas! Sejam muito bem vindos(as) novamente. Hoje vou abordar um tema cada vez mais presente em nossas vidas: o uso de tecnologia no marketing. O chamado Marketing Tecnológico.

Primeiramente, vamos tentar entender o que quer dizer essa terminologia. O mundo esta em constante e acelerada inovação tecnológica e o marketing acompanha esse movimento de atualização do mercado e faz sua transformação digital.

Essa transformação digital, visa o emprego de tecnologias que visam aperfeiçoar o desempenho, aumentar o alcance das estratégias gerando melhores resultados.

Assim, a tecnologia se torna o centro da gestão das companhias, impactando em quase todas as áreas da empresa, melhorando processos e otimizando benefícios.

Mas, como isso beneficia o marketing?

O cenário conhecido por 4P´s de marketing (Preço, Praça, Produto e Promoção) com a influencia da tecnologia, acaba modificando para 8P´s (o conhecido 4P´s agregado a Pessoas, Processos, Posicionamento e Performance). Essa atualização de como se faz marketing se faz muito necessária devido as necessidades ligadas ao comportamento do consumidor; dos canais de relacionamento e vendas; disponibilidade de informações; competitividade no mercado; entre outros. Para que a empresa mantenha sua relevância no mercado, diversas tecnologias podem ser adicionadas a realidade do negócio. Dentre as tecnologia empregadas no setor, podemos destacar:

Big Data.

Uma forma de manter se competitivo no mercado é conhecer as preferencias de seus consumidores com um maior detalhamento de informações.

Através da rede mundial de computadores (Internet), podemos coletar dados de usuários de diferentes origens (redes sociais, buscas, histórico de

navegação) somados oferecem um panorama completo do comportamento do cliente. O Big Data, permite a coleta e analise de grande quantidade de dados usados para identificar informações uteis na tomada de decisões do negócio. Os dados off-line, também servem para ampliar as analises.

Quando se analisa grandes dados, a assertividade é maior por parte da empresa, conseguindo prever o comportamento futuro dos consumidores e desenvolver estratégias alinhadas com as informações obtidas.

Computação da nuvem.

O chamado Cloud Computing, ou computação na nuvem, é cada vez mais essencial na busca das empresas por segurança e agilidade de processos. Pode ser usada a tecnologia a diferentes fins. Entre as funcionalidades podemos citar:

* Armazenamento;

* Bancos de dados;

* Segurança;

* Transferência;

* Análises;

* Softwares;

* Otimização deprocessos, etc.

Quando usa-se a computação na nuvem, todas as informações ficam armazenadas remotamente, podendo ser acessadas de qualquer dispositivo com permissão. Faz com que documentos, softwares, dados possam ser acessados simultaneamente por diferentes profissionais, em diferentes locais, em varias plataformas. Como benefício, podemos destacar: a segurança e possibilidade de cooperação.

Automação.

Uma tecnologia mais conhecida e difundida atualmente entre os profissionais de marketing é a Automação. Ela tem um papel central na melhoria de

resultados da empresa e otimização de diferentes processos, incluindo desde o relacionamento com o cliente até geração de vendas e receita da empresa.

A automação permite a segmentação de listas de e-mails, agrupadas por preferencias do consumidor e envio automático, dependendo de algumas ações executadas, como por exemplo a conversão em uma landing page.

Esse tipo de tecnologia alterou bastante as praticas de marketing digital, sendo que a tendência dos próximos anos, apareça novas soluções que sejam difundidas entre os profissionais de marketing, independente do segmento e tamanho da empresa.

O uso assertivo das informações permite, agora e nos próximos anos:

* Redução nos custos operacionais da empresa;

* Otimização de processos gerenciais;

* Melhoria nas abordagens comerciais e

* O aperfeiçoamento do relacionamento como cliente.

Esse uso adequado da tecnologia disponível no mercado melhora o alcance dos objetivos da empresa.

Com isso, não podemos nos ater em não fazer parte dessa modernização das formas de se fazer e pensar marketing. Devemos sim, estar abertos a novas formas e jeitos de se relacionar com o mercado e a preferencia do usuário, para que se tenha uma maior representatividade no mercado, seja nacional, internacional ou ambos.

Espero que tenham gostado do assunto. Deixe nos comentários, sua experiência, assim todos podem crescer! Encontramos-nos no próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário