Mascote: criatividade e técnica agregando valor à marca

Mascote não é coisa só de futebol, mas uma ferramenta de comunicação que agrega valor a uma marca, aumenta a aproximação com os seus públicos e gera mídia espontânea.

Aqui na Bahia, os “mascotes” dos times de futebol – Bahia e Vitória – são bem conhecidos. Mesmo quem não vai aos estádios, mas que alguma vez tenha visto o time em campo, conhece as figuras do super-homem e do leão. Esses personagens dão vida, complementam a imagens que o público tem dos clubes. Mas, o uso de mascotes vai além dos campos de futebol. Temos outros exemplos bem significativos, como o “peru” da marca Sadia, que está em todas as propagandas da empresa. E, ainda os que “tomam vida”, como o robô do laboratório Labchecap. Há ainda, os que cativam, como o boneco da marca Assolan, com toda a sua desenvoltura.

O “Mascote” como ferramenta de comunicação, pode ser utilizado:

  • Na aproximação com os públicos da marca: uma logo ou o nome de uma empresa podem ser distantes em relação ao ser público, pela formalidade, mas um “mascote” pode aumentar a identificação das pessoas, personalizando a organização.

 

  • Tanto em canais de comunicação com o público interno, como com o externo.

 

  • Em uma ação promocional, onde, além de agregar valor ao evento, ainda irá gerar mídia espontânea, pois as pessoas irão tirar fotos com ele e postar em suas redes sociais, por exemplo.

Assim como em toda ferramenta de comunicação, é necessário um planejamento bem feito. Deve-se ter a certeza que a imagem da organização realmente combina com a figura de um “mascote”, pois não há um manual a ser seguido, mas um estudo sobre os públicos. Além disso, durante a criação, todas as etapas devem ser pensadas, como a cor, forma, nome, expressão etc.

O objetivo do “mascote” é personalizar a marca, por isso ele deve estar alinhado com a identidade organizacional. Com criatividade, técnica e planejamento temos ai uma ferramenta forte, de baixo custo (relativamente) e que no final você vai se afeiçoar!

Até o próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário