Merchandising no varejo de moda: funciona ou não?

A resposta é. Depende.

O marketing de moda de varejo é mutante, ainda mais em tempos de crise. Com foco em vendas, a comunicação com o prospect é essencial para que ele pare em frente a sua vitrine e decida entrar para conhecer e/ou comprar um produto.

Pensando assim, nunca se viu tanto adesivo colocado em vitrines de lojas, além de um aparato visual, como balões, móbiles flutuantes, tvs de led, manequins diferenciados, espelhos e cenários temáticos inusitados. Tudo muito bem pensado de acordo com o posicionamento de cada marca / loja.

Mas como realizar um merchandising na sua loja?

Simples:

  1. Entenda o funcionamento do local onde sua loja está instalada (shopping ou rua). Fluxo de pessoas, direção do fluxo de pessoas, se estão de carro ou transitando a pé, se estão com pressa ou não.
  2. Pesquise a concorrência: se todos usam vermelho, mude. Inove, o cliente precisa entender que sua loja é diferente das demais.
  3. Conte uma estória na sua vitrine: se estamos no carnaval, deixe com cara de folia; se estamos no dia das mães, abuse dos corações…
  4. Coloque preços de tamanhos distintos: um preço promocional não pode ter o mesmo tamanho que um preço comum, afinal, estamos divulgando o produto que desejamos vender.
  5. Crie uma frase de impacto e abuse dos hastags. É preciso compartilhar visualmente o que foi feito na loja.
  6. Invista em looks prontos dentro da loja: uma malha + bermuda, um vestido + um biquíni, produções que provoquem uma situação de consumo rápido.
  7. Peças alinhadas por cores: as mesmas chamam a atenção dos clientes. Invista em color block, cores opostas que dão certo quando combinadas.
  8. Movimento: uma loja movimentada atrai cliente. Deixe peças desarrumadas em cima do balcão, não deixe que os vendedores fiquem em grupos.
  9. Prepare seu time de vendas para adicionar peças, aumentando assim seu IV (itens por venda) e no final, seu salário.
  10. E para fechar, dê feedback ao Marketing ou você, pequeno empreendedor, sinta o resultado do merchandising feito em sua loja.

Toda comunicação deve ser alocada em uma conta de marketing chamada merchandising e deve ser mensurada no final de uma campanha. Avalie, entenda e perceba que a criatividade é tão importante quanto o valor investido, que deve ser de 1 a 3% do valor faturado.

Invista em merchandising e perceba os resultados nas vendas!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário