O marketing da sua empresa começa pelo bom atendimento!

Todo inicio de ano, as grandes consultorias das mais diversas áreas divulgam estudos e pesquisas sobre as tendências de marketing para o ano. Vemos falar de realidade virtual, big data, mídias sociais e muito mais. A grande pergunta é: como os donos de micros e pequenas empresas ou empreendedores individuais (MEI) vão usar isso no seu dia a dia?  Antes de preocupar com as mudanças tecnológicas, temos que preocupar com o básico. E é disso que iremos conversar ao longo do ano.

Pense comigo! Ao entrar em uma loja (pensando em produtos) ou em algum consultório (pensando na prestação do serviço), além do local (objetos, quadros, disposição de produtos… iremos falar disso em outro momento). O que te chama atenção?

Em uma loja será o vendedor te cumprimentando e perguntando se pode te ajudar. No consultório será a recepcionista desejando um bom dia ou tarde e perguntando o mesmo. A partir dai pela educação e disposição, se sentirá bem atendido, começara a pensar que local agradável, em querer voltar e indicar a outras pessoas.

É mais não basta só o atendimento na porta (na linha de frente), o atendimento tem que ser do início ao fim e envolve os funcionários também. Vou dar dois exemplos de como fui impacto por dois atendimentos.

Atendimento 1 – Há alguns dias fui a um laboratório fazer um exame. Ao entrar a recepcionista mal abriu a boca para dizer boa tarde. Foi a vez do atendimento do médico. Apesar do bom atendimento comigo, com sua ajudante, não falava nada, simplesmente não havia nenhuma comunicação entre eles. Ao sair de lá e pegar o resultado, agradeci a recepcionista e desejei uma ótima tarde, ela ficou calada. Bem, o que fiz? Sai dali querendo nunca mais voltar e com a péssima experiência que tive já contei para várias pessoas esta história. Que depois do que disse não devem utilizar os serviços deste laboratório.

Atendimento 2 – Devido a um problema no meu computador tive que ir a um técnico. Antes de sair de casa entrei em contato pelo Whatsapp. Em poucos minutos tive um retorno de que estava a disposição para me atender. Ao chegar ao local, o responsável pela loja veio com um sorriso no rosto, dizendo um bom dia e cumprimentando. Fez alguns testes na minha frente e disse que veria com mais detalhes o que estava acontecendo. Passado algumas horas, o técnico entrou em contato informando que o computador estava pronto que poderia buscar e o valor do serviço sendo detalhado o que foi feito. Enfim… não precisa dizer que sempre recomendo o serviço dele para outras pessoas.

Há vários outros exemplos por ai. Se você tem o seu comércio, consultório, entre outros deve passar por situações assim.

No próximo artigo iremos continuar falando sobre atendimento, iremos dar algumas dicas e começar a falar sobre as plataformas digitais. Você atende rápido? Seus funcionários conhecem o produto ou serviço que estão trabalhando? Você já está usando o Whatsapp no seu negócio? Você responde as pessoas na sua página do Facebook?

Até a próxima…

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário