O marketing de varejo e suas ações promocionais de Janeiro

Olá! Tudo bem? Janeiro está aí e as ações de liquidação de varejo, também. São lojas com descontos progressivos, até 50% em peças selecionadas, com sorteios de brindes e outras propostas que levam os consumidores a compras de impulso e algumas das vezes planejadas, para eletrodomésticos, móveis e eletrônicos.

A mágica do marketing de varejo está em propor ações que despertem a curiosidade do shopper. E um shopping de Belo Horizonte me chamou bastante a atenção este final de semana, com uma ação promocional bem planejada e executada, que trouxe bons resultados para a loja que temos lá.

O Marketing do shopping concentrou seu mote em “dias de liquidação”. Engajou as lojas a participarem, distribuíram material promocional (tags de preços e bolinhas decorativas), ornamentou o mall com bolas nas cores vermelho e amarelo, invadiram mídias sociais, impressa e rádio, totens de mall, panfletagem em cancelas e interação com o shopper e consumidores, distribuindo um brinde caso baixassem o aplicativo do shopping e estivessem vestidos com as cores da campanha.

Além desta comunicação, o que mais chamou atenção de quem passava pelo mall, foi uma banda contratada para animar as compras das pessoas. Muito barulho, muita festa e uma contagiante ação promocional de incremento de vendas.

Segue algumas dicas para você também despertar a curiosidade do shopper na sua região:

1. Aposte em um tema para sua campanha;

2. Utilize cores vibrantes;

3. Identifique canais de comunicação disponíveis, como redes sociais, mídia imprensa e outros (de acordo com seu orçamento);

4. Sinalize sua vitrine com tags promocionais e preços em destaque;

5. Remarque peças de acordo com a estratégia da marca;

6. Faça a gestão de seu estoque. Muito importante para fins de troca;

7. Realize uma campanha de incentivo expressa para sua equipe. Isso traz resultados!

8. Busque gerir os resultados pós ação, fazendo um ROI.

O marketing de varejo é muito dinâmico e sempre focado em vendas. Lembre-se de planejar muito bem seu calendário promocional e envolva todo o seu time interno: logística, compras, desenvolvimento de produtos e setores que o ajudarão a gerir melhor seus resultados e incrementar suas vendas!

Grande abraço!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário