Languages Available: ......

O Marketing segundo os autores

Com base em um estudo com diversos autores de Marketing, foi possível fazer um paralelo a partir das idéias, experiências e estudos de cada, demonstrando o ponto de vista desses grandes nomes de modo que as informações se complementem.

Marketing segundo autores 300x139 marketing academico marketing O marketing pode ser aplicado nas mais diversas áreas onde que Kotler (1998)reafirma seu papel para as empresas como o responsável pelas tendências e por possibilitar novas oportunidades de negócios no mercado, tendo em vista a demanda e necessidades dos clientes.

Com a ascensão as redes sociais, tornando o consumidor mais imediatista exigindo do marketing uma nova postura, tendo que rever conceitos e seu posicionamento estratégico diante desse novo consumidor cada vez mais exigente, conforme aponta Telles (2011) em relação à evolução tecnológica.

Nesta mesma lógica Kotler (2010) percebe um novo cenário onde que as estratégias devem ser voltadas para o que é valor para o cliente, principalmente por levar em consideração que o ambiente online permite a colaboração e o compartilhamento informações, ou seja, o Marketing precisa se ater a qualidade mais do que quantidade.

Os investimentos devem levar em conta o comportamento desse consumidor tendo como base a inteligência coletiva e a colaboração entre as pessoas, informações essascompartilhadas por Pinheiro (2009) onde que os novos paradigmas constituem as novas possibilidades de sucesso para as estratégias de Marketing.

Para Conrado (2011) e Telles (2011) o grande desafio do Marketing está ligado as mídias sociais, pois o cliente cada vez mais crítico, também detém o poder de influenciar o maior número de pessoas que poderia através da mídia tradicional. É hora de inovar, pois o imediatismo, a globalização a ascensão às novas mídias já não mais novidades, mais ainda é possível ver que muitas empresas não sabem trabalhar com elas, não adaptaram seu negócio a essas mudanças.

Apesar do online se fazer tão presente, Telles (2011) afirma que um planejamento de Marketing deve contemplar tanto a mídia online quanto a off-line, uma vez que uma não exclui a outra e Conrado (2011) acredita que a internet será a mídia principal ou será que já é?

A nova economia favoreceu todas essas mudanças e uma das vantagens da internet é o baixo investimento, porém isso não é sinônimo de serviço feito pelas coxas, ou seja, tem que ser profissional e entender o objetivo de fazer Marketing na internet, entender seu consumidor e saber se posicionar tendo o cliente como seu maior colaborador nas estratégias.

E você o que pensa desse assunto, compartilhe aqui sua opinião!

Sua participação é muito importante para nós do projeto Implantando Marketing. E aproveite para votar no prêmio TOP BLOG.

Texto de Geise Souza – Coordenadora do Núcleo LinkedIn

, ,

13 Respostas para “O Marketing segundo os autores”

  1. Fabio Passerini
    24/10/2012 em 17:48 #

    Entre as diversas definições do Marketing, duas frases norteiam todos os conceitos por trás dos estudos, casos, ações, pesquisas e análises:
    Marketing é Percepção.
    Marketing é Resultado.
    Ações de marketing devem entender, transformar, mudar e criar percepção dentro do seu público, conforme as metas propostas. E devem entregar resultados, seja na forma de vendas, lucro, satisfação, mind-share ou reconhecimento.
    Se sua ação não foca a percepção nem entrega resultado, não é marketing. Ou, pelo menos, não é Marketing.
    Parabéns pelo artigo.

    • Heron Xavier
      25/10/2012 em 11:58 #

      “Marketing é Percepção.
      Marketing é Resultado.”

      Gostei e aplico no meu dia-a-dia!

  2. Victor Raful
    24/10/2012 em 19:11 #

    Gosto muito da definição de Kotler para o Marketing: “Marketing é descobrir oportunidades, desenvolve-las e lucrar com elas”.

    Na minha opinião, essa frase é o pilar do Marketing. Cada momento ou época da humanidade, cada uma das três definições precisam ser revistas e/ou complementadas com novas tecnologias e conhecimento.

    Muito bom o artigo.

  3. Priscila Stuani
    24/10/2012 em 19:43 #

    Legal Geise!

    É interessante ver essas opiniões e ver o quanto o Marketing pode contribuir para ter ações mais efetivas.

    Mas como sempre, o desafio está no “como fazer”.

  4. Geise Souza
    25/10/2012 em 00:22 #

    Obrigada Victor e Fábio.

    E verdade Priscila, está na hora de sair do campo da teoria e das idéias e começar a praticar. A prática leva a perfeição e por mais que se tenha conhecimento, informações o profissional só vai aprender quando praticar.

  5. @AndreVarga
    25/10/2012 em 01:58 #

    Um excelente livro, não apenas para definir Marketing, como para entender a sua recente evolução é ‘Marketing 3.0′, justamente de Philip Kotler (2010).

    Segundo o autor, o conceito em poucas palavras é o seguinte:
    . Marketing 1.0 – foco no produto;
    . Marketing 2.0 – foco no consumidor;
    . Marketing 3.0 – foco nos valores, no ser humano e no planeta.

    Vale a leitura não apenas pelos novos conceitos e cases, mas por “recordar” os conceitos básicos do Marketing. Leitura super fácil e agradável, recomendado inclusive para profissionais não necessariamente de Marketing.

    Mais que recomendo.
    $uce$$o e abraços. :)

  6. Ana Paula Batista
    25/10/2012 em 11:49 #

    Boa pesquisa Geise!

    Rever alguns conceitos e tomar conhecimento de outros que ainda não tinha lido foi muito enriquecedor.

  7. Idalmir Cardoso
    25/10/2012 em 16:21 #

    Andre Varga, ótima recomendação o “Marketing 3.0″. Ele trás uma nova percepção do Marketing, um conceito voltado totalmente para a relação do indivíduo com o meio-ambiente e como as empresas devem participar deste convívio, interagir para transformar positivamente a sociedade.

    Geise, ótimo texto! Acredito que a grande “sacada” do Marketing no meio digital é a capacidade de realizar uma segmentação mais eficiente. Ou seja, eu consigo especificar o público de interesse, direcionar a campanha de maneira a alcançar resultados mais efetivos de conversão.

  8. Geise Souza
    27/10/2012 em 01:13 #

    Obrigada pelos comentários Idalmir, Ana, André.

    Acredito que essa seja a ordem para o Mercadólogo também conhecido popularmente como “marketeiro”, nunca esquecer os conceitos de Marketing, pois só assim é possível entender a evolução do mercado, o comportamento das pessoas e aplicar de forma eficaz suas estratégias buscando alcançar os resultados esperados.

    E assim como André eu recomendo também o Marketing 3.0 do Kotler e para complementar indico ainda A revolução das Mídias Sociais de André Telles.

  9. Flaviane
    05/02/2014 em 22:29 #

    Queria as referências usadas no texto.

    • Geise Souza
      08/02/2014 em 12:16 #

      Vou postá-las para você Flaviane.

  10. Geise Souza
    08/02/2014 em 12:21 #

    Conforme solicitado pela Flaviane, segue as referências que usei no artigo e que podem contribuir com o conhecimento de todos.

    FERREL, O. C. Estratégia de Marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

    GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

    HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto. Metodologia de Pesquisa. São Paulo: McGraw- Hill, 2006.

    KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação/ controle. São Paulo: atlas, 2011.

    KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

    TELLES, André. A Revolução das mídias Sociais: Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda., 2011.

    PINHEIRO, Duda. Comunicação Integrada de Marketing: Suporte as estratégias de marketing e de negócios da empresa. São Paulo: Atlas, 2009.

    VAZ, Conrado Adolpho Os 8 Ps do Marketing Digital: o seu guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2011.

    • Flaviane
      20/02/2014 em 03:42 #

      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADA!

Deixe um Comentário

Deixe sua opinião aqui. Por favor, seja agradável. O seu endereço de e-mail será mantido em sigilo..

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.