Os blogs dominaram o cenário do conteúdo e através da tecnologia temos um modo, fácil e eficiente, de fazer chegar opiniões de uma organizações ao mercado ou de uma pessoa ao seu público.

Hoje em dia qualquer um pode criar um blog e em pouco tempo. Os profissionais de marketing, inclusive, devem saber como fazer ou ter alguma afinidade com a criação de conteúdos, afinal é para isso que um blog serve: levar conteúdo as pessoas, a possíveis clientes, além de ser uma ferramenta essencial para geração de leads. Através da criação de um blog, tanto empresas como pessoas podem se destacar na web, ter suas opiniões, produtos ou serviços conhecidos, podendo até ser influenciadores de pessoas e marcas.

É por um blog informativo, por exemplo, que um jornalista pode fazer o seu papel social e denunciar um esquema de corrupção. Este tema, aliás, foi muito explorado na novela “A Lei do Amor”, através do personagem Hélio Batalha, que, inclusive, acabou assassinado na trama devido ao ímpeto de dizer a verdade. Foi através de um blog que em setembro de 2004, o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, teve documentos revelados durante o período em que serviu a guarda nacional. O caso tornou-se público para a sociedade americana, um tempo depois e foi investigado, comprovando a veracidade das informações divulgadas pelo autor do blog, que não era jornalista e foi erroneamente repudiado. (Provavelmente, o ex-presidente não ficou nada feliz com o blogueiro!)

O que levar em conta na hora de produzir conteúdos?

Na hora de produzir conteúdos, você deve pensar que aquele meio de comunicação é como uma “cidade” e, portanto, pessoas podem tanto transitar até ele e amar o local ou considerá-lo nada agradável . Agora, pense essa “cidade” como se fosse o blog da empresa em que você trabalha.

 Pense nos seguintes critérios quando criar um blog:

  • deve ser de fácil monitoramento;
  • que as pessoas falarão a partir do que está lá, dos seus produtos, esclarecimentos, dicas;
  •  é um excelente meio para a empresa interagir com seus clientes e assim, descobrir informações valiosas sobre eles e como poderá vender estes produtos ou oferecer seus serviços;
  • críticas são sempre bem-vindas e são importantes para mudanças, reformulações (de produtos, de linguagem…);
  • Lembre-se: um blog pode ser de grande valia para construir e validar a  reputação de uma empresa.

Ah, e não se esqueça: seu blog aparecerá nos mecanismos de busca, portanto, se o seu conteúdo for relevante, a palavra “leads” se tornará sinônimo do seu bom desempenho como produtor de conteúdo.

Quer uma outra dica?

Faça contato, trabalhe com blogueiros que falam com você, crie parcerias, faça com que seu link seja apontado em outros blogs.

Amplie sua rede e, certamente, seu trabalho agradecerá!

Um blogueiro, na produção conteúdo, deve pensar que aquele meio de comunicação é como uma “cidade”, e, portanto, pessoas podem transitar até o seu local e achar o lugar nada agradável ou amar o local.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário