O que você precisa saber para ser um profissional de mídia digital nos dias de hoje ?

Trabalhar com mídia digital vai muito além de subir campanhas, principalmente, porque já existem ferramentas de automação que fazem isso facilmente e muito rápido.  Nesse conteúdo responderei algumas perguntas que eu mesmo fiz quando decidi trabalhar com marketing digital, sendo assim o profissional de mídia precisa resolver essas questões para se diferenciar dos demais profissionais no mercado.

  • O que preciso fazer para trabalhar com mídias digitais?

O primeiro passo para trabalhar no ambiente digital é entender os KPIs do cliente, ou seja, você precisa entender quais métricas são responsáveis pelo sucesso do negócio.  Essas métricas podem variar, mas na maioria das vezes são o ROI (Retorno do Investimento), CPA (Custo por Aquisição), taxa de conversão, aumento do ticket médio, geração de visitas ao estabelecimento, reconhecimento de marca e etc…

  • Agora que sei o KPI do cliente o que preciso analisar?

Não analise métricas de vaidade, a maioria dos anunciantes querem saber o que está acontecendo com o dinheiro investido por eles. Então, sempre que possível veja o ROI das campanhas, por exemplo: João investiu 5 reais no Facebook e teve uma receita de 15 reais, qual retorno que ele teve?

A formula é simples:

ROI= (15-5/5) *100

ROI = 200%  ou 2 reais a cada 1 real investido

Logo a cada 1 real que João investiu no Facebook teve um retorno de 2 reais, ou seja, conclui-se que valeu a pena ter investido nessa mídia.

  • Em que mídia devo investir mais?

Investir mais ou menos vai depender de que meio e veículo o seu público se encontra, conhecer o target é crucial para trabalhar com mídia, pois a performance de uma campanha depende muito de um estudo aprofundado da concorrência e do público. Isso com certeza vai te dar um norte de onde você precisa focar mais os seus esforços de marketing para se sobressair e alcançar melhores resultados.

Quer uma dica para refinar o público em uma campanha? Defina uma persona com o seu cliente, para saber mais sobre esse assunto clique aqui.

  • Como melhorar a performance de uma campanha que está ruim?

Primeiro é preciso analisar as variáveis de uma campanha, por exemplo: o Facebook Ads te dá uma nota de relevância que varia de 1 a 10 e o Google Adwords te dá um índice de qualidade que se comporta da mesma forma. Caso você esteja com uma nota baixa, com certeza, isso refletira negativamente na entrega da sua campanha, sendo assim essa é a primeira coisa que você deve olhar após subir um anúncio ou uma lista de palavras-chave.  Agora que você já conhece a relevância de cada veículo analise o CTR da sua campanha para ver se o seu anúncio é relevante para o público ou não, se não for faça testes A/B para melhorar essas métricas. Você pode fazer testes A/B em tudo que achar necessário, desde que mude apenas um termo como por exemplo o público campanha. Considero CTR bons acima de 3%, mas não esqueça de analisar as conversões.

  • Que ferramentas posso utilizar para melhorar o meu trabalho?

Imagine só se você precisasse subir 50 campanhas de uma só vez? Com certeza você iria ficar louco, mas ainda tem gente que faz isso em pleno século XXI, principalmente nas redes sociais vejo muitos profissionais de mídia perdendo tempo subindo posts. Procure ferramentas que automatizem esse processo, uma boa é o Hoot Suite. Poderia falar várias aqui, mas a ferramenta certa vai depender exclusivamente da sua estratégia, se for para aumentar o desempenho dos anúncios no Facebook use o Social Baker, ele te dá informações super relevantes sobre sua campanha, concorrência e muitos outros insights.

  • E o perfil?

Estamos evoluindo para um perfil mais de analista e menos operacional, se você quer trabalhar com mídia digital vai precisar se adaptar e aprender a gostar de números.

Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado a entender um pouco do que um profissional de mídia faz e precisa saber.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário