O recrutamento evoluiu, e você? Conheça mais sobre o Recruiter 3.0

Alguns estudiosos e especialistas da área afirmam que o recrutamento mudou mais nos últimos 10 anos do que nos 40 anos anteriores. Os recrutadores estão utilizando novas ferramentas e, passaram a interagir com candidatos logo depois de localizá-los na Internet. 

O impacto e transformações do mundo digital foi/está/será enorme na sociedade como um todo, principalmente após o advento e popularização das mídias sociais. Isto é apenas o começo, e claro, o recrutamento não iria ficar de fora dessas mudanças. Saiba mais sobre as transformações de Social Media neste artigo.

O Linkedln, como a principal mídia social de recrutamento e seleção surfa nesta nova tendência de recrutadores modernos, conselheiros confiáveis, estratégicos, que tem voz ativa e papel importante na tomada de decisões nas organizações.

E o que seria esse recrutador moderno, que aqui cunho como Recruiter 3.0? Os recrutadores modernos são profissionais completos que podem persuadir até mesmo os talentos mais desinteressados (passivos), e utilizar a cultura e informações à disposição para influenciar a estratégia de contratação da sua organização.

O Recruiter 3.0 seria uma combinação de arte e ciência, um profissional híbrido. Precisa ter um perfil de vendedor, profissional de marketing, pesquisador e digital. Convenhamos que não é uma tarefa nada fácil, mas é necessário mudar o mindset, evoluir e inovar.

Por falar em inovação, a palavra soa como um mantra dentro das organizações, mas será mesmo que os profissionais estão preparados para inovar? O novo incomoda, nos tira da zona de conforto, faz buscarmos novas possibilidade e muitas vezes arriscar. O desconhecido assusta a grande maioria dos profissionais, poucos estão realmente preparados, e o principal, querem de verdade inovar.

Mas é preciso, o mercado é uma seleção natural, evolui numa velocidade assustadora, a palavra disrupção nunca esteve tão em voga. Aos poucos esses profissionais acomodados vão se tornando obsoletos e perdendo o seu espaço dentro das organizações. Uma hora a conta vai chegar. É uma questão de adapta-se ou morra! 

Ferramentas surgem a cada dia para otimizar e facilitar o trabalho do recrutador moderno, até mesmo o Facebook está investindo na área de vagas e oportunidades profissionais. Será um novo (e gigante) concorrente para o Linkedln?

Atualmente o Linkedln permite que excelentes recrutadores tenham acesso a grandes talentos em maior volume comparado a outras fontes, e, oferece as ferramentas, tecnologia e dados que eles precisam para despertar o interesse desses talentos em alta escala. Linkedln e recrutador moderno é sinômino de match. O Linkedln é certamente o parceiro ideal do Recruiter 3.0.

MARCA EMPREGADORA:

A Marca Empregadora ainda é um ambiente árido no Brasil. Já bastante difundida em mercados maduros, como os Estados Unidos por exemplo, a Marca Empregadora também conhecida como Employer Branding é o processo institucional de despertar a atenção e vontade das pessoas em trabalhar na empresa, sendo uma importante ferramenta na atração de talentos.

Nunca se esqueça disto, a sua reputação como empregador é super importante!

A cultura organizacional da empresa é fundamental para o trabalho da marca do empregador, sendo que os próprios colaboradores têm o papel de disseminar os valores, crenças, causas e propósitos da marca. Precisa ser um processo de dentro para fora, endógeno, que faz da organização um ambiente único e atraente.

Mensagens sobre a cultura da empresa são eficazes para capturar a atenção dos candidatos. Confira o comparativo:

Geralmente uma estratégia de Marca Empregadora envolve a comunicação integrada; Site da empresa destinado à carreira, trabalho contínuo nas mídias sociais, em especial no Linkedln, web séries de vídeos com conteúdos relevantes e outras formas de comunicação institucional.

Apesar da dificuldade das equipes de recrutamento obter recursos para a Marca Empregadora, 73% dos gerentes de atração de talentos no Brasil concordam que a Marca Empregadora tem um impacto significativo na capacidade de contratar ótimos talentos. (Fonte: Pesquisa – Tendências de Recrutamento Brasil 2017).

Esta mesma pesquisa aponta que, se não houvesse restrição orçamentária, os gestores de talentos investiriam mais em gestão da marca (branding) e ferramentas. No Brasil, 45% investiriam mais na Marca Empregadora e, 36% em novas tecnologias de candidatura simples.

O projeto de uma Marca Empregadora tem que ser pensado a longo prazo, ao contrário das ferramentas de prospecção – principalmente as pagas, como o Linkedln Recruiter Lite – que atingem resultados mais a curto prazo. Uma coisa não substitui a outra, pelo contrário, quando o trabalho de Marca Empregadora é realizado em conjunto com a utilização de ferramentas de soluções de prospecção, o resultado tende a ser bem interessante. 

A PARCERIA COM O MARKETING É A CHAVE DE SUCESSO PARA A MARCA EMPREGADORA.

Por incrível que pareça muitos profissionais de recrutamento acreditam que Marca Empregadora é negócio para o pessoal de Marketing, ledo engano, o Recruiter 3.0 precisa pensar como um Marqueteiro (não gosto desta palavra, é pejorativa, prefiro o Mercadólogo).

Veja a jornada do candidato em 4 etapas e a importância do recrutador moderno ser estratégico:

Por essa razão, as empresas têm buscado o apoio da sua equipe de Marketing. Essa colaboração geralmente inclui a gestão conjunta dos canais de mídias sociais e produção de conteúdos, assim como a utilização de materiais promocionais. Esta parceria precisa existir e é fundamental durante o processo.

Já está na hora de inovar, quebrar o status quo e trazer novas soluções e perspectivas para as organizações. O recrutamento evoluiu, e você?

Em breve vou lançar a 2ª turma de Recrutamento 3.0 Linkedln. Ou caso você tenha interesse em desenvolver um projeto na sua empresa, deixe o seu contato. Vamos juntos apresentar novas soluções!

Grande abraço!

Bruno de Lacerda™

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário