Oratória: a arte de conquistar pelas palavras

Será que falar bem é falar muito? Algumas pessoas ainda se esbarram nessa dúvida, quando o assunto é falar em público. Para muitos, manter a atenção das pessoas enquanto se fala representa um grande desafio!

Mas, afinal, o que é oratória?

Em linhas gerais, a oratória é uma forma de comunicação direta, poética, dotada de carisma do domínio das questões a serem abordadas e, especialmente, de simplicidade e objetividade.

Um bom orador sabe que seus expectadores estão “vibrando” na mesma sintonia; que há uma resposta de lá pra cá, e vice-versa. Tudo não passa de um emaranhado de informações que chegam ao público e são recebidas de forma tranquila e eficaz.

Mas, engana-se quem pensa que não há técnicas para se tornar um bom orador. Há sim! E nada melhor do que adquirir prática, através de cursos que são ministrados, com o intuito de aumentar a segurança da pessoa, diminuir a ansiedade e timidez. Essa última é a que deve ser mais trabalhada pelo profissional da oralidade.

Dicas para quem quer ser um bom orador:

  • Não deixe o público voltar “vazio” pra casa; procure inovar o discurso e ser convincente;
  • Não fuja às perguntas. Elas, inclusive, podem abrir espaço para uma nova discussão;
  • Certifique-se que todo o material tecnológico que for usar como, por exemplo, “power point”, computadores, projetores estão em pleno funcionamento. Não é legal deixar o público no vácuo por falhas técnicas;
  • Ensaie antes o que vai falar. Finja que está diante de uma platéia, e comece a falar. Esse treinamento é o melhor momento para perceber suas fraquezas e melhorá-las;
  • Procure saber mais sobre o assunto a ser falado, buscando informações a mais, visando complementar seu conhecimento;

Importante:

Não leia o que você vai projetar. Se você vai falar, tem que ter domínio pleno do que será abordado.

No máximo, “corra os olhos”, rapidamente, para se orientar. Nada é pior do que ficar com “cara de tacho” diante de um público sedento por uma boa palestra.

Como faço para ser um bom orador?

Existem vários cursos de oratória em diversas localidades do país. Em Belo Horizonte, há algumas boas possibilidades, dentre elas, o da Fundação Getúlio Vargas. O curso tem como foco o desenvolvimento da oratória e também ensinamento de técnicas de desinibição.

Os participantes deste curso recebem material didático e certificado da Fundação Getúlio Vargas emitido mediante cumprimento mínimo de 75% de frequência, 90 dias após o curso.

Serviço:

Curso de Oratória e Desinibição IBS/FGV

Data: 28/08 a 31/08/2017

Local: Av. Prudente de Morais, 444 | Cidade Jardim – BH
Carga horária: 24 h/a;
Investimento Normal: R$ 1350,00;
Matrículas Antecipadas: 5% de desconto

Matrículas à vista: 10% de desconto

Dúvidas e Informações: (31) 2122-3270 | karina.morais@ibs.edu.br

 

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário