Pequenas coisas que vão mudar a maneira como você faz Marketing Digital

Percebo que todo ano empresas, marcas e profissionais vivem uma expectativa, que gera a ansiedade pelo ano de sucesso para seu negócio. É hora de parar de entrar em pânico em relação ao próximo ano ou o próximo mês e começar a elaborar um plano que pode embalar uma estratégia poderosa. Selecionei alguns passos importantes que você deve tomar para garantir que seus esforços de marketing digital criem um impacto real em sua linha de fundo.

O que você quer?

A primeira coisa a se fazer é definir o seu objetivo. Uma dica muito legal para começar é responder a esta seguinte pergunta: qual é o objetivo principal que você quer que seus esforços de marketing digital alcancem. Por exemplo: você quer posicionar sua empresa como fornecedora de material esportivo em toda São Paulo. Esta é a sua missão.

Defina a missão / objetivo geral de sua empresa primeiro – sua missão de marketing digital deve se enquadrar em seu grande plano.

Estamos caminhando, agora é hora de definir e medir seus KPIs:

Crie um parâmetro específico com seus KPIs, identificando os números que serão considerados responsáveis ​​pela realização. Analise seus esforços de marketing digital realizados – isso garantirá que você aponte para um aumento positivo em seus resultados atuais, ajudando você a evitar definir suas expectativas.

Identifique um método para ajudar a medir cada um dos seus KPIs – por exemplo, você vai usar o Google Analytics para medir as conversões, as análises social media você pode utilizar o BuzzSumo.

Com quem você está falando?

Coloque seu público-alvo no centro de sua estratégia: atender às suas necessidades emocionais e satisfazer seus desejos de fazer negócio. Como? Através da criação da sua persona. NUNCA se esqueça da persona. Entender seu público, como ele pensa, como ele age, quais seus problemas, como você e seu negócio podem ajudá lo.

Você pode mergulhar fundo nos relatórios de audiência do Google Analytics para identificar as características-chave de sua persona-alvo, como idade, sexo, carreira, etc. Ao criar suas personas você perceberá que é o momento perfeito para identificar as pessoas que serão de influência do seu negócio, do resultado que você pode levar para a vida delas.

Identifique seus meios

Três coisas são importantes para identificar seus meios: seu orçamento, seus canais digitais e sua equipe. É importante fazer um balanço de todos esses recursos antes de decidir sobre o que você pode precisar (mais) para o próximo período.

Por exemplo, agora é o momento perfeito para criar uma auditoria de seus canais digitais existentes e decidir se você está indo para terceirizar ações específicas do seu marketing digital e se você precisa definir o orçamento de lado para um novo contrato ou dois.

Decida se toda a sua atividade de marketing digital será feito na sua empresa ou se você precisa terceirizar alguns elementos. Por mais que você tenha uma equipe de marketing digital interna, ela nem sempre será a última decisão ao otimizar uma campanha de Adwords, por exemplo. Ela pode ajudar na sequência do mesmo ou aquela configuração de Analytics mais avançada que ficamos presos por tentar, tentar e tentar e demorar um mês sem sair do lugar.

Peça a cada um dos membros da equipe que reveja sua atividade de marketing digital e faça um brainstorm com algumas idéias para sua futura estratégia.

 

Analise seus canais atuais de marketing digital e decida quais canais devem ser mantidos e se você gostaria de investir em novos (depende de onde estão seus clientes e do tempo disponível). Identifique o que cada canal digital está tentando alcançar. Certifique-se de que pelo menos um KPI esteja ligado a um dos canais digitais da sua empresa.

E você? Como tem feito a análise do seu negócio e estratégia de marketing digital? Deixe seu comentário, vamos conversar a respeito.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário