PÓS EVENTO: GESTÃO INOVADORA PARA O MARKETING ESPORTIVO NO BRASIL

Mais de 200 pessoas participaram do evento “Gestão Inovadora para o Marketing Esportivo no Brasil“, idealizado pela SportsEtc Brasil e que aconteceu no dia 21 agosto, em Belo Horizonte. Foram mais de onze horas de aprendizado e networking. Trocamos experiências com outros entusiastas da área e anotamos tudo, para que vocês, leitores do Implantando Marketing, possam ter uma noção do cenário atual do marketing aplicado ao esporte.

O principal objetivo de evento, que contou com mais de 25 palestrantes, foi compartilhar conhecimentos sobre a área de marketing esportivo, através de palestras com temas pertinentes ministrados por profissionais renomados do setor de comunicação e gestão esportiva, construindo debates interessantes e que envolveram todos os participantes.

Entre estudantes, profissionais e organizadores, estiveram presentes – presidentes de federações, gerentes de comunicação, assessores de imprensa, atletas, ex-atletas, jornalistas, diretores de marketing e profissionais de instituições esportivas, que tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências com o público.

Lições aprendidas:

Somos um país apaixonado por esportes e a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos aqui no Brasil pode reafirmar isso. Mas, no âmbito de Marketing Esportivo, ainda há muito a ser feito. A boa noticia é que tanto a nova geração de profissionais quanto os profissionais com mais experiência neste mercado estão frequentemente em busca de aprendizado e atualização. Afinal, o marketing esportivo é uma área que demanda cada vez mais profissionalização.

No âmbito de esportes especializados, Rinaldo Feitosa – Gerente de Negócios e Marketing do Minas Tênis Clube, que trouxe para os participantes suas experiências à frente do MTC, e que nos fez refletir que “- marketing esportivo, não é apenas futebol”. Temos muito que explorar em outras modalidades, e essa é uma boa alternativa para aqueles que pretendem trabalhar na área e ainda não tiveram alguma oportunidade. Outro destaque foi Wesley Oliveira – Presidente do Sada Cruzeiro Futebol Americano, que nos apresentou como uma marca esportiva (Cruzeiro) pode ser explorada em mais de uma modalidade.

Thiago Souza Santana – Diretor de Gestão de Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes de MG em suas considerações apresentou bons projetos e dados importantes. Segundo ele é possível deduzir 6% do Imposto de Renda no caso de pessoa física e 1% no caso de empresas no apoio ao trabalho de formação de atletas. O que é uma ótima oportunidade para empresas e pessoas que pretendem apoiar alguma causa.

O gerenciamento da imagem de um atleta profissional na era digital foi o tema abordado por Rafael Monteiro e Léo (ambos atletas do Cruzeiro). Eles deram uma aula de como um atleta deve se portar na internet. Algo que serve não apenas para os atletas, mas para todos os profissionais que utilizam as redes sociais, até porque somos todos uma marca, e qualquer deslize na internet pode ser um fator determinante para arruinar a carreira.

A comunicação dos clubes brasileiros e a revolução tecnológica no jornalismo esportivo foi outro tema abordado no evento. Cássio Arreguy – Assessor de Imprensa do Clube Atlético Mineiro, explicou como funciona o dia a dia de um profissional em relação a essa área e como deve ser feita a comunicação entre clube, torcida, atleta e colegas de profissão.

Marcone Barbosa – Diretor de Marketing do Cruzeiro Esporte Clube e João Gomide – Superintendente Comercial do Clube Atlético Mineiro, deram uma aula sobre estratégias inovadoras de marketing esportivo. Na fala deles sobre esse tema pode-se dizer que a palavra de destaque é PAIXÃO. A torcida é o principal ativo do esporte e como profissionais temos que explorar ao máximo essa paixão do torcedor pelo clube.   .

Jihan Kazzaz e Carolina Zanco – SportsEtc Brasil falaram sobre como as mídias sociais servem de ativo no marketing esportivo. Você leitor, já parou para pensar no quanto as redes sociais são importantes para um atleta, marca ou clube? Essa é uma ótima área para se trabalhar no marketing esportivo.

Por fim, os ex-atletas de seleção brasileira, Carol Gattaz (Pentacampeã do World Grand Prix, de vôleibol) e Gilberto Silva (pentacampeão mundial futebol), além do Sérgio Marques – Técnico principal da Natação do Minas Tênis Clube, enriqueceram o evento contando que: Não basta o atleta ter um bom marketing e também ter um bom destaque no esporte, um atleta deve saber que o seu poder como influenciador deve ser transmitido fora das quadras, gramados e piscinas. E cabe a nós profissionais, contribuir de alguma forma na gestão de carreira dos novos atletas em formação.

Quem esteve presente no evento destacou:

 

  • “O evento foi ótimo! Um momento em que trocamos idéias e as mais diversas experiências com os melhores do marketing esportivo de Minas e do Brasil. Estavam ali pessoas de know-how sem igual. De atletas a diretores, jornalistas e patrocinadores, além dos melhores da área! Foi um marco!” Cláudio H. Pereira, da equipe de Marketing e responsável pelos eventos do América Futebol Clube.

 

  • “Achei o evento extremamente enriquecedor, estou terminando uma pós de gestão esportiva e pude analisar diversas opiniões de grandes referências. Porém, achei que faltou mais espaço para outras modalidades, como o basquete por exemplo.”  Jéssica Santana, fotógrafa esportiva e estudante de pós-graduação em Gestão Esportiva.

 

  • “Gostei muito do evento! Palestras ricas em conteúdo, profissionais de destaque no mercado e debates interessantes. Uma grande iniciativa que contribui diretamente para a profissionalização do esporte em nosso país!” Bernardo Bastos, que trabalha no Marketing do Villa Nova/MG.

 

Perspectivas para o Marketing Esportivo

Desde o inicio da minha formação em Marketing, em 2015, sempre busquei por cursos e palestras que envolviam o marketing esportivo em Belo Horizonte, uma cidade que necessita de mais eventos do tipo, e que existe um grande interesse por parte dos estudantes, entusiastas e profissionais da área.

Por aqui, observo uma boa mudança de cenário, em que eventos no qual eram realizados por uma ou duas vezes ao ano, estão se transformando em encontros mais frequentes na capital mineira. Mas, ainda há muito o que fazer. Não só em Belo Horizonte mas em todo o Brasil.

Vejo com bons olhos eventos do tipo. O brasileiro é apaixonado por esporte e como profissionais da área devemos, cada vez mais, explorar essa paixão do torcedor-consumidor, e converter esse sentimento através de um produto ou serviço aplicado ao esporte. Esse é o principio do marketing esportivo.

Parabenizo o Jihan Kazzaz e toda a equipe da SportsEtc Brasil pela idealização do evento, sem sombra de dúvidas um dos melhores encontros de Marketing Esportivo que Belo Horizonte já recebeu.

Leitores Implantando Marketing, fiquem de olho, em breve divulgarei mais eventos relacionados à área. Um abraço e até a próxima pessoal!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário