Prepare–se: campanhas de vendas de final de ano!

Olá! Pessoal! Tudo bem? O fim de ano está aí e seu time varejo precisa receber um estímulo a mais para superar as metas impostas. Como as vendas geralmente são melhores e o fluxo de clientes é muito superior do que o último trimestre, cabe ao time de Marketing / Comercial desenvolver uma campanha de incentivo de vendas focada em pilares como:

1. Faturamento de vendas individual – com meta estipulada: cada consultor possui sua meta mensal em reais, que pode ser dividida em semanas e a partir do histórico de vendas do ano anterior ou da média do trimestre passado. Assim fica mais fácil atingi-las!

2. Número de itens vendidos: número de peças vendidas por clientes e total mensal, dando um destaque para a maior venda da semana em número de peças.

3. Número de clientes convertidos em vendas após atendimento: atendo 100 clientes e vendo para 70, então, minha conversão é de 70% de vendas. Pode-se colocar também uma progressão progressiva, estabelecendo um item de venda por cliente. Assim fica mais fácil premiá-los.

4. Vendas especiais, como produtos de maior mark-up: um livro que não está fazendo muito sucesso mas que tenha um bom enredo e lucro líquido de 15% sobre seu preço de venda ou aquela camiseta colorida de edição limitada, onde poucas pessoas poderão comprá-la.

Esses indicadores serão alterados de acordo com o formato do seu estabelecimento de venda. Cabem aqui lojas de roupas, itens de decoração e até livrarias.

Sobre premiação e regras: cada empresa adotará de acordo com seu investimento de marketing. Vale lembrar que nem sempre temos um bom orçamento para tal fim, mas pensando em incentivo de vendas, aumenta-se o preço de venda dos produtos e os reverta em premiação a seu time.

E como controlar essa campanha? Simples. Pelo relatório de vendas expedido diariamente via sistema, que geralmente exporta um arquivo txt para o excell. Após esta extração, basta compilar dados, produzir algumas fórmulas e pronto: acompanhamento diário e motivador!

Mas, não se esqueçam líderes! Campanha sem motivação pessoal não vale! Incentivem com palavras, atitudes e foco nas pessoas. Elas realizam os resultados tão esperados pelas empresas.

Ótimas vendas!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário