Que lições sobre os 4Ps podemos aprender com o McDonald’s?

Já tem um tempo que escrevi um texto sobre a crise de imagem que o McDonald´s passou, quando a empresa buscou ações que desvinculassem a marca ao problema da obesidade norte-americana.

Muita gente deve lembrar da campanha “AMO MUITO TUDO ISSO!”, que focava em um estilo de vida mais saudável e ativo. Nesse momento também vimos lojas da rede com “mais cara de restaurante” e o cardápio ser invadido por saladas e maçãs.

Sem pensar nos quilinhos a mais que ganhamos ao degustar um hambúrguer, foram ações de marketing importantes para que a marca não perdesse a confiança dos seus consumidores e se mantivesse de olho na concorrência. Afinal, há diversos fast foods e food trucks por ai.

O McDonald´s utiliza muito bem as ferramentas de marketing e comunicação para se reinventar e se manter no mercado. Para demonstrar a importância do marketing em uma organização (não que a gente não saiba disso, mas temos que reafirmar todos os dias, não é?), demonstro abaixo algumas ações do McDonald´s, de acordo com os 4Ps do Mix de Marketing.

PRODUTO

Sempre olhando a concorrência, o McDonald´s lançou sua linha gourmet, que eles denominam “Signature”, e sempre vem com novidades, para concorrer diretamente com as hamburguerias artesanais que prometem produtos mais gostosos e mais saudáveis do que os processados. A “Signature” utiliza carnes, molhos e acompanhamentos que garantem mais do que uma refeição rápida, uma degustação!

PRAÇA

Essa semana a empresa abriu uma nova loja, com um conceito super novo, desde os uniformes, os totens de atendimento (que trazem a possibilidade de formar um banco de dados importantíssimo para ações futuras) e mesas interativas (imagine comer e jogar ao mesmo tempo).

PREÇO

Podemos destacar aqui a precificação da linha “Signature”, que apresenta valores mais altos. Afinal, você não está comendo um hambúrguer qualquer, não é mesmo? E, em paralelo, temos todas as Mc Ofertas e preços especiais.

PROMOÇÃO

Para levar a linha “Signature” ao conhecimento do público, a empresa usou e abusou de propagandas no Canal GNT, canal famoso por programas de culinária. E, durante o lançamento da nova loja, que citamos no item “Praça”, contou com transmissão ao vivo no Facebook, com dois youtubers utilizando a ideia de “unboxing”.

O setor de marketing não precisa saber cozinhar, mas precisa saber o que as pessoas gostam de comer. Não precisa saber construir um prédio, mas tem que saber onde o prédio deve estar localizado e torná-lo atrativo para que os consumidores vão até ele. Não precisa ser um agente financeiro, mas saber o valor exato que uma pessoa pagaria pelo seu produto. E precisa sim, saber: Como? Quando? Por quem? O que? será dito ao seu público!

Há também ações que a Empresa apostou e deram errado, mas isso é um assunto para outra conversa.

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário