Rafael Rez lança curso e revela novas tendências de Marketing de Conteúdo

Estrategista de Marketing Digital, com experiência em mais de 1.000 projetos digitais desde 1998. Especialista em Marketing de Conteúdo, professor do MBA de Marketing da HSM Educação e palestrante em diversos dos melhores eventos de Marketing Digital do Brasil, Rafael Rez realizará cursos intensivos de Marketing Digital nos meses de agosto e setembro, em Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo.

Nesta entrevista, essa grande referência em Marketing no Brasil revela os principais motivos que contribuem para o crescimento do Marketing de Conteúdo e fornece dicas valiosas para os profissionais que atuam nessa área. Confira:

 

Implantando Marketing: Pesquisa Content Trends 2017, realizada pela Rock Content, mostrou que desde 2015 a adoção da estratégia de Marketing de Conteúdo vem crescendo, principalmente nos segmentos de e-commerce, educação e consultoria. Na sua visão, quais são os fatores que contribuem para estimular esse crescimento?

Rafael Rez: A internet é a melhor plataforma de consumo de conteúdo e comunicação já inventada. A maior rede social do mundo é uma ferramenta de consumo de conteúdo. O maior site do mundo é um buscador de conteúdo. O que as pessoas compartilham em redes sociais é conteúdo. A razão de as pessoas assinarem a Netflix é consumir conteúdo sem ver propagandas.

Nos últimos anos alguns profissionais de marketing começaram a disseminar a filosofia de que as empresas precisariam produzir conteúdo relevante se quisessem chamar atenção e ser relevantes na internet. Seth Godin foi um dos primeiros grandes profissionais de marketing a falar sobre permissão, criação de conteúdo e relacionamento com os clientes via e-mail, blog e redes sociais para construir sua imagem.

Esse processo começou bem antes de 2015, mas só ganhou força no Brasil de 2011 para frente. Com o crescimento do mercado digital junto com a explosão das redes sociais e da banda larga, as empresas começaram a olhar com mais seriedade para a internet, a investir mais e perceber que o caminho para o crescimento seria estabelecer relações com o cliente no ambiente em que ele mais gasta tempo, que hoje é a internet.

Implantando Marketing: Você iniciou a sua trajetória profissional como webdesigner. Em qual momento da sua carreira o Marketing de Conteúdo surgiu e qual o impacto ele trouxe para a sua vida profissional?

Rafael Rez: Trabalho com soluções para internet desde 1997. De 2002 a 2010 fui sócio de uma produtora de sites, e em 2011 iniciei uma agência digital, a Web Estratégica. Foi em 2011 que dei a primeira palestra sobre produção de conteúdo. Em 2012, comecei um site, que é o www.marketingdeconteudo.com.br, e comecei a produzir conteúdo sobre o assunto com cada vez maior frequência e volume.

Mas, foi em 2014 que troquei em definitivo o foco da minha atuação para o Marketing de Conteúdo. Desde então lancei alguns cursos on-line e dei dezenas de palestras sobre o tema em vários dos maiores eventos de Marketing Digital no Brasil. Fazer parte de um grande movimento de educação empresarial me trouxe grandes oportunidades profissionais e pude dar consultoria para grandes empresas, participar do crescimento de clientes que fazem diferença no mercado e ajudar a formar centenas de alunos e profissionais para esse novo mercado.

Implantando Marketing: Clay Shirky, um estudioso da área de mídias digitais, afirma que “a revolução não acontece quando a sociedade adota novas tecnologias, mas quando a sociedade adota novos comportamentos.” Analisando essa afirmação com o que acontece hoje na área de Marketing Digital o que é mais importante no trabalho do profissional que atua nessa área ao desenvolver o Marketing de Conteúdo de uma empresa?

Rafael Rez: Clay Shirky é sempre genial! De fato, hoje é difícil encontrar alguém que não tenha um smartphone e que não consuma algum tipo de conteúdo na internet. O fato de as pessoas carregarem um computador no bolso e terem acesso à internet de qualquer lugar mudou o comportamento de consumo radicalmente.

Essas mudanças de comportamento afetam o varejo, as relações entre empresas clientes e empresas e a forma como formamos opinião sobre produtos e serviços.

Empresas como Google, Facebook, AirBNB, Netflix, Amazon e Uber criaram novos padrões em seus mercados. Aliás, elas criaram seus próprios mercados. Ao trazer novas soluções para necessidades e problemas que já existiam, mudaram a forma como as pessoas lidavam com as soluções existentes até então.

Criar conteúdo para que as pessoas entendam essas mudanças e adotem novos comportamentos é um catalisador indispensável para que os clientes aprendam a lidar com essas novas soluções. Sem ajudar os clientes a entender como as mudanças funcionam e a adotar as novas possibilidades, a mudança em si pode demorar muito a acontecer, ou mesmo não acontecer.

Implantando Marketing: No Conecta Imobi, evento que aconteceu neste mês em São Paulo, o Google apresentou dados que apontam que 71% dos consumidores iniciam o processo de compra em um site ou aplicativo e a média de corretores de imóveis consultados para realização do processo de compra de imóvel é de apenas 1.7. De acordo com esses dados, a web assumiu um papel importante no processo de compra e os corretores hoje atuam apenas como coadjuvantes nesse cenário ou eles podem ser protagonistas de alguma forma?

Rafael Rez: O mercado imobiliário sempre foi caracterizado pela assimetria de informação. Os corretores, as incorporadoras e construtoras sempre detiveram muito mais informação que os clientes compradores de imóveis. A internet mudou essa dinâmica. Hoje qualquer consumidor pode buscar informações e saber mais do que o corretor sobre o imóvel que quer comprar.

Em todos os mercados as empresas precisam aprender a lidar com consumidores que sabem comprar muito melhor. Em diversos mercados essa mudança está em curso. Alguns mercados estão literalmente sucumbindo frente às mudanças. Nesse contexto, surgiu o termo “transformação  digital”, um movimento crescente que está entrando na moda no ambiente corporativo e apregoa a digitalização de empresas que ainda não entenderam essas mudanças.

Implantando Marketing: Storytelling é uma técnica muito utilizada pelas marcas atualmente. Quais dicas você pode dar para o profissional de marketing obter sucesso com esse método em seu trabalho?

Rafael Rez: Os profissionais de marketing parecem que se esqueceram que a função deles é contar histórias sobre seus clientes e produtos. Chamo isso de contexto. As marcas precisam contar histórias que coloquem seus produtos no contexto da vida dos seus clientes. Quando isso acontece a história faz sentido e é compartilhada. A publicidade brasileira foi pródiga em contar boas histórias nos anos 90, mas vem perdendo relevância ao encontrar dificuldade para lidar com esse mundo em digitalização.

A internet abre imensas possibilidades para contar histórias e interagir com os clientes de formas novas e envolventes.

A melhor dica é essa: qual história você pode contar que seja relevante para a vida do seu cliente e coloque seu produto nesse contexto?

Implantando Marketing: Em alguns vídeos da área de Marketing de Conteúdo disponíveis no Youtube você aponta a importância de usar a ferramenta SEMrush na pesquisa de palavras-chave feita por um profissional. Quais as diferenças entre a SEMRush e  o planejador de palavras-chave do Google AdWords? Por que você considera a SEMRush mais confiável?

Rafael Rez: O planejador de palavras-chave do Google entrega dados de forma confusa e mal segmentada, porque o objetivo dele é que você tenha zilhões de palavras nas suas campanhas e gaste mais dinheiro em anúncios. A SEMRush  pega esses dados e organiza de forma clara e de fácil entendimento. Além disso, a SEMRush permite espionar sites concorrentes e descobrir novas palavras-chave que ainda não estavam sendo consideradas.

Uso SEMRush diariamente no meu trabalho e recomendo a quem quiser conhecer.

Implantando Marketing: Atualmente, há alguma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave que você recomendaria para uso dos profissionais de marketing de conteúdo? Quais?

Rafael Rez: A própria SEMRush tem uma versão gratuita para teste, mas há também outras boas ferramentas: Keyword Explorer da Moz, SimilarWeb, Übersuggest, WordStream e KeywordTool.io.

Implantando Marketing: Nos meses de agosto e setembro você ministrará junto com o Paulo Faustino cursos presenciais de Marketing Digital e Marketing de Afiliados em Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo. Uma das definições que você apresentará durante o curso é sobre a Jornada do Cliente. O que esse termo significa e o que o público poderá esperar desses cursos?

Rafael Rez: Esse curso é um sonho antigo nosso. Reunimos em dois dias várias estratégias e táticas de Marketing Digital dando uma visão complementar sobre o todo. Partimos das necessidades dos clientes e mostramos como fazer várias etapas do trabalho de Marketing Digital:

  • Comportamento do Consumidor;
  • Marketing de Conteúdo e Funil de Vendas;
  • SEO;
  • Google AdWords;
  • Facebook Ads;
  • Compra de Tráfego Super Segmentada;
  • Programas de Afiliados.

O curso funciona de um jeito bem prático, em formato interativo. Nós mostramos no telão como fazemos cada etapa do trabalho e fornecemos as nossas planilhas para os alunos usarem e adaptarem. É uma imersão presencial em Marketing Digital totalmente prática e sem segredos. Você pode nos perguntar o que quiser durante e após o curso.

O Paulo vem de Portugal especialmente para ministrar esse curso comigo nas três cidades e depois eu vou a Portugal ministrar o curso com ele em Lisboa e na cidade do Porto.

A Jornada do Cliente é o processo de aprendizado pelo qual os clientes passam hoje ao pesquisar sobre um produto na internet. Desde a descoberta da necessidade ou do desejo até a compra efetivamente, essa jornada pode ser utilizada pelos profissionais de marketing para aprender sobre o cliente e oferecer a ele a solução no momento ideal.

O que as pessoas podem esperar é uma imersão prática e mão na massa mesmo. Nós abrimos os nossos painéis e planilhas e mostramos efetivamente os passos mais relevantes para fazer com que cada uma dessas estratégias e táticas de marketing sejam o mais efetivas que for possível!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário