Realidade Virtual, inteligência artificial, diversidade: será que são tendências?

No mundo há várias empresas que fazem estudos de tendências. Algumas destas pesquisas são liberadas, outras dependem de verba para ter acesso. O que podemos fazer para tentar vislumbrar, as novidades da nossa área, quando não temos recursos?

Ficar atento a eventos, que tenham a participação de pessoas das mais variadas áreas e setores, pode nos ajudar a ter uma percepção do que será parte do nosso cotidiano.

O South by Southwest – SXSW , evento realizado há mais de 30 anos, em Austin é um destes divulgadores ‘gratuitos’ de tendências (o evento não é gratuito, mas muitas palestras, entre outras atividades são publicadas em seu site e vários veículos da mídia fazem coberturas especiais do festival). O SXSW une temas como economia criativa, cultura digital, marketing, tecnologia, música, cinema e recebem pessoas de todos os lugares do mundo. Neste ano, o Brasil teve sua maior delegação disputando o primeiro lugar com o Reino Unido (no ano passado fomos a sexta maior delegação internacional atrás de Austrália, Japão, Canadá, Alemanha e Reino Unido).

Mais de 100 atividades foram realizadas sobre marketing, ao longo dos 10 dias da edição deste ano. Em sua maioria os assuntos eram sobre realidade virtual, inteligência artificial e diversidade. Apesar de parecer que a maioria destes temas, ainda está distante de boa parte das pessoas, alguns já estão influenciando o modo como compramos ou usamos, algum produto ou serviço, e outros o mercado começa a pensar quando estas novidades estarão no nosso dia.

Tendências, mas nem tanto

Sobre diversidade já podemos ver nos últimos anos, marcas que estão abraçando este tema, não só em campanhas de marketing, mas internamente. Há empresas que entendem que pessoas com repertórios diferentes podem contribuir para times mais inovadores e eficientes. Podemos ver isso em Google, Facebook, entre outras empresas. Parece distante devido às empresas citadas, mas ligue a TV e veja a próxima temporada de Malhação, o último comercial do Burguer King e da Skol.

A inteligência artificial começa a ganhar força por aqui. Não só no marketing, mas no uso pelas empresas. Lá fora seu uso já é mais constante, tanto que em uma premiação realizada dentro do SXSW, uma das startups vencedoras usa inteligência artificial para reduzir tentativas de fraudes, outra para a cura de doenças. Aqui temos os atendimentos realizados por robôs (chatbots), na segmentação dos clientes e acompanhamento das vendas.

Realidade virtual devido a investimento feitos nos últimos anos por Facebook, Microsoft, Samsung e tantos outros, ganhou muito espaço no Festival. Com um mercado ainda em formação há dúvidas de como gerar conteúdo, engajar as pessoas e ganhar dinheiro.

Próximos eventos para ficar de olho, “Festival Path”, em São Paulo, eventos de lançamento de produtos/serviços como o “F8” já realizado pela Facebook e do Google.

O Bradesco fez um especial sobre o SXSW. Confira!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário