Relacionamento com o cliente

Confira algumas dicas para colher bons resultados do relacionamento com o cliente

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Este é um ditado vindo da profunda sabedoria popular, que muitas vezes os departamentos comerciais de empresas se esquecem. O cliente que já está em sua carteira é um tesouro preciosíssimo, que deve ser mantido através de boas práticas de CRM.

Segundo Philip Kotler, custa cinco vezes mais conquistar um novo cliente do que manter um atual. Sem contar que quando acontece uma rescisão de contrato, o dinheiro investido na prospecção daquele cliente também perde a sua finalidade. É uma conta simples:

Dinheiro já investido + Dinheiro que deixou de ser ganho + Novos investimentos em comunicação = O tamanho das suas perdas

Por isso é cada vez mais importante investir no relacionamento comercial e fidelizar clientes e fornecedores. Uma das práticas mais importantes para melhorar o atendimento ao mercado é aperfeiçoar a capacidade de receber feedbacks, tanto positivos quanto negativos. Esses e-mails e telefonemas vão servir como material para futuras mudanças e ajustes de mercado. Outra máxima é a de que “quem reclama gosta”. O cliente que não tenciona prosseguir com a parceria, simplesmente espera o contrato vencer e muda de fornecedor. Os que reclamam é porque enxergam potencial nos seus produtos e serviços, mas ainda assim encontram necessidades de atendimento.

O tempo necessário para um bom relacionamento com o cliente deve ser previsto no escopo e no orçamento do projeto. Assim será possível na etapa de planejamento antecipar várias situações que provavelmente apareceriam como surpresas. Vale lembrar que essas dicas podem parecer específicas para o mercado da comunicação, mas na verdade são aplicáveis para qualquer mercado. Mais do que vender muito, é importante vender bem e se dedicar para atingir as expectativas dos seus clientes. Um cliente satisfeito permite que o trabalho se desenvolva de forma mais natural, e abre as portas da sua empresa para novas oportunidades.

Texto de Marcus Vinícius – Associado do Núcleo Facebook

, ,

5 Respostas para “Relacionamento com o cliente”

  1. @AndreVarga
    18/08/2012 em 20:57 #

    Sem dúvida, MARCUS. Muitas equipes de vendas tem o foco na conquista de novos clientes que acabam negligenciando os atuais, os fiéis.

    Nem sempre a culpa ou responsabilidade é do time de Vendas, ou melhor do Pessoal de Vendas, mas talvez do foco da Empresa. Não são raras as vezes que o programa de incentivo e bônus para o time de vendas acaba premiando melhor quem traz novos clientes que os que mantém os clientes correntes contentes e bem-atendidos, garantindo faturamento.
    O ponto crucial para evitar esse viés, é justamente aplicar uma política de bônus que reflita, sem a menor dúvida, a manutenção dos bons clientes em prioridade aos novos duvidosos.

    Abraços. :)

  2. Priscila Stuani
    20/08/2012 em 14:47 #

    Bacanas as suas dicas Marcus!

    Cliente é a razão de existência das empresas, isso é fato, mas o difícil é saber lhe dar com ele.
    Abraços

    • Freitas
      25/09/2013 em 20:33 #

      LIDAR bem, não lhe dar…

  3. Janaina
    21/08/2012 em 03:29 #

    Excelente texto, reflete a atualidade. As equipes de venda sempre investem na captura de novos clientes, muitas vezes vezes forçados por atender metas. Por outro lado, deixam a mercê os clientes conquistados, tornando o relacionamento desgastante, ao ponto do cliente encerrar a parceria.

  4. Heron Xavier
    21/08/2012 em 19:31 #

    Marcus Vinicius,

    parabéns pelo texto. Se tem uma coisa que eu gosto demais de fazer é praticar ações de relacionamento com o cliente. E trabalhar com pessoas é muito difícil, então é necessário gostar muito de ouvir reclamações, sugerir melhorias e estar sempre atento às mudanças e antecipar-se à reclamações.

    Assim como as empresas, os colaboradores precisam ser mais gentis com seus clientes.

    Sds,

Deixe uma resposta


+ oito = 17

Deixe sua opinião aqui. Por favor, seja agradável. O seu endereço de e-mail será mantido em sigilo..