Saiba tudo que rolou no “INTEGRA – Parcerias, Negócios e Oportunidades!”

Nesse mês de novembro, micro e pequenos empresários, estudantes, organizadores de eventos esportivos e profissionais da área de marketing e comunicação esportiva vivenciaram um dia completo de muito conteúdo voltado ao Marketing Esportivo em Belo Horizonte. E eu, integrante do Implantando Marketing, fui um dos palestrantes do evento:

O evento “INTEGRA – Parcerias, Negócios e Oportunidades”, realizado pelos Correios, no dia 8 de Novembro, no Auditório Universidade Correios, contou com cerca de 150 inscritos, que tiveram a oportunidade de aprender sobre o assunto com profissionais da área de comunicação e marketing esportivo, dentre outras atrações ao longo do dia.

Uma grande oportunidade para fomentar a cultura de empreendedorismo, troca de experiências e oportunidades de negócios voltados ao tema principal.

Eu, como colunista do assunto em nosso blog, abordei o seguinte tema no evento: Marketing Esportivo – Conceito, Desafios e Oportunidades. Por ordem cronológica, vou contar como foi o dia de conhecimento.

O primeiro palestrante foi Gustavo Andrade, da Rock Content. O jornalista comentou sobre: “Marketing no Esporte! Como usar conteúdo para atrair mais fãs e consumidores”.
Com experiências de anos como repórter pelo UOL Esporte e também pelo Super Esportes, principalmente nos eventos esportivos sediados nos últimos anos no Brasil, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e a Olimpíada em 2016, Gustavo contou como que esse riquíssimo conteúdo era trabalhado a favor dos atletas e instituições esportivas através dos principais veículos de comunicação, principalmente nas redes sociais.

A segunda palestra do dia teve o tema: Vendas online no Marketing Esportivo – Marketplaces, Aplicativos ou Plataformas Digitais? Ministrada por Éder Melo, Gerente de novos negócios da Wave Lojas Virtuais.
Éder trouxe para os participantes as oportunidades de vendas online através dos aplicativos e plataformas digitais, e como esses meios podem ser explorados no esporte, tanto para atletas, quanto para instituições esportivas.

Na terceira palestra, encerrando as atividades na parte da manhã, Ricardo Fogos, administrador de empresas e funcionário dos Correios há 29 anos, trouxe em sua palestra o tema: Soluções de logística para eventos esportivos.
Ricardo contou para os participantes todo o trabalho feito pelos Correios no apoio de um dos maiores eventos esportivos já realizados no Brasil, a Olimpíada de 2016, e como toda a logística foi fundamental para a realização do evento.

Na parte da tarde, tivemos uma apresentação das Cheerleaders do Cruzeiro Esporte Clube, com a participação da coordenadora do grupo que também é cheerleader, Lara Magalhães.
As famosas animadoras de torcidas, que são vistas com mais frequência em jogos de futebol americano, estão ganhando força em nosso esporte betrão. Lara falou sobre a parceria entre o Sada e o Cruzeiro no apoio das cheerleaders em nosso futebol, dando espaço para apresentações nos intervalos dos jogos do time celeste e também em competições nacionais.
Dando sequência no evento, Jihan Kazzaz e Carolina Zanco da SportsEtc Marketing Esportivo; abordaram o seguinte tema: Mídias Digitais como ativo de Marketing Esportivo.
Jihan e Carolina compartilharam conteúdos importantes sobre a área digital aplicada no esporte, com cases atuais relacionados aos principais jogadores e clubes que ativam a sua presença no ambiente digital, dados no esporte nacional e internacional, entre outras curiosidades sobre o marketing esportivo.

Na sequência, foi a minha vez de compartilhar os conhecimentos com todos os participantes. Falei sobre os conceitos básicos do marketing esportivo, licenciamento, naming righits, sócio torcedor, como entrar no mercado de trabalho, cases no futebol e também em outros esportes, além de comentar sobre outros cases de destaque nacional.

Para fechar o evento com chave de ouro, Carolina Lima, professora do Centro Universitário UNA e especialista na área de patrocínio esportivo, apresentou o seguinte tema: A importância do patrocínio ao esporte para o fortalecimento da marca.
Conceituando a importância dos patrocínios esportivos como ativo para empresas de pequeno, médio e grande porte; Carolina mostrou como a marca da empresa pode ser bem vista ao apoiar um atleta ou uma modalidade esportiva, causando assim, empatia entre a empresa e os clientes.

*O evento “INTEGRA – Parcerias, Negócios e Oportunidades” com realização dos Correios, teve o apoio das empresas Wave Lojas Virtuais (plataformas de e-commerce), Rock Content (marketing digital), SportsEtc (marketing esportivo) e Marketólogos FC (marketing esportivo).

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário