Terceirização de Conteúdo Digital um Mal Necessário ou um Erro de Estratégia?

A terceirização de conteúdo digital vem nos últimos anos ganhando espaço entre as empresas e, cada dia mais, a distância do marketing atual para o One By One aumenta. É possível criar uma cultura de anúncios personalizados terceirizando conteúdo?

A terceirização de conteúdo é a nova bola da vez, se antes só grandes empresas realizavam terceirização de conteúdo, hoje diversas agências de pequeno porte realizam este serviço oferecendo conteúdo “Padronizado” para diversos segmentos. Utilizar a padronização de conteúdo por segmento é um dos erros que podemos listar sobre este serviço muito utilizado hoje em dia.

A segmentação de clientes é uma forma de você construir uma estratégia, mas utilizar uma segmentação genérica para determinar um anúncio de conteúdo empresarial é um erro, por exemplo, você tem um revendedor de carros como cliente, mas quem garante que as características dos clientes são as mesmas, é quase inocência pensar assim.

A construção de um perfil de cliente é muito maior que um Brifieng, aliás o Brifieng nasceu antigamente nas agências de publicidade onde era necessário criar um “perfil do cliente” para construir um planejamento de comunicação focado no perfil do cliente, mas quem é o cliente da agência? são empresas…e não os clientes desta empresa.

Existe uma grande diferença entre “Criar um Brifieng de uma Empresa e Criar um Persona de Cliente”, apesar dos processos andarem juntos e ou paralelos, a forma de construção destas informações é totalmente diferente.

Escrevi uma matéria no LinkedIn que fala sobre “O fator Publicidade” no Marketing Atual e como as empresas destruíram as famosas Duplas de Criação, eram elas antigamente que construíam a história do cliente através do Briefing.

Realizando pesquisa sobre o tema para construir esta matéria reparei alguns detalhes:

  • A maioria das empresas que escreveu sobre terceirização de conteúdo, elas trabalham com terceirização de conteúdo e estavam apenas criando conteúdo para elas mesmas.
  • As primeiras matérias sobre terceirização de conteúdo aprecem nos meados de 2012,2013.
  • Antes da terceirização de conteúdo o foco estava em terceirizar todo o departamento de marketing.

O avanço da tecnologia nos últimos 5 anos foi absurdamente rápido, a inteligência artificial entrou no jogo do marketing e as mídias sociais transformaram o marketing digital de uma maneira antes não pensada.

Cada vez mais o anúncio do cliente é personalizado pela possibilidade de utilizar os avanços da tecnologia. Nesta matéria, no meu programa marketing diário, falo sobre as novas ferramentas das Salesforce de marketing 1 a 1.

Todo o mercado de marketing de alto investimento investe cada vez mais no marketing 1 a 1 e na criação das próprias equipes de marketing e publicidade.

Com o aumento das agências menores focadas em marketing digital para mídias sociais, a necessidade de conteúdos em grande escala se tornou uma obrigação para que elas pudessem atender as demandas que foram aparecendo no mercado.

Calculando o número de publicitários, designers e marketeiros que se formam nas universidades e cursinhos paralelos, muitas vezes feito no meio digital e com certificado online, aumenta a oferta de conteúdo terceirizado e como trabalham muitas vezes com poucas pessoas, mantém uma estrutura pequena e cobram preços menores, porém eu pergunto: um profissional é capaz de distinguir a diferença de mercados existentes entre os clientes e manter um trabalho em grande escala já que seu custo é baixo?

E com o aumento da quantidade de informações sobre os clientes e o foco do marketing buscando cada vez mais a personalização de atendimento, será que a terceirização de conteúdo é realmente o que sua empresa precisa?

Conheço empresas que tem diversos materiais publicitários porém de diversas fontes diferentes, muitas vezes perdem o “design original”, “fotos”, “vídeos” em geral todo arquivo original fica nas agências e um “Parto” acontece toda vez que uma nova agência busca informação. Além das empresas ficarem reféns, pois perderam seus materiais mais importantes, sua Logomarca e conhecimento criativo de dados captados.

O marketing 1 a 1 é cada vez mais o foco das principais empresas do mundo, personalizar o atendimento do cliente não é mais uma meta, é uma obrigação.

Grandes empresas de medição de marketing e anúncios já criaram novas formas de criar métricas focadas na identidade personalizada do cliente, como explico neste vídeo do Marketing Diário “Identidade, Conversar com Cliente é a Meta!” .

Buscar a personalização do atendimento da sua empresa é investir em relacionamento constante, que garanta um fluxo de informações confiáveis para a construção do marketing personalizado.

A busca pelo Conteúdo Original é o grande foco das principais empresas de entretenimento do mundo, eles fazem isso porque isso garante resultado, como explico neste vídeo do programa marketing diário “A Importância do Conteúdo Original”

Ou seja, buscar terceirizar conteúdo para “ganhar tempo” ou “reduzir custos” só leva a perda de informação e qualidade de conteúdo, é uma opção FAIL, que ao longo do tempo irá provar ao mercado sua ação depredatória que pode afetar o próprio futuro do mercado publicitário e marketeiro.

Cada vez mais as empresas não confiam nas agências de publicidade e marketing, o que pode gerar um círculo vicioso de perda de credibilidade da própria profissão.

Muitos irão dizer que às ferramentas de inteligência podem criar esta personalização à distância, óbvio que é possível, nunca irei duvidar o poder da tecnologia, elas podem até distinguir um “UAI” de um “OXENTE”, mas já que sou paulista posso dizer com tranquilidade minha “Sampa” é diferente da sua “Sampa”, cada rua, cada bairro, cada região tem sua própria peculiaridade ignorar isso é agir com a inocência de uma criança.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

1 comment

  1. rodolfo

    Excelente Matéria que fala sobre o futuro do amrketing e a fuga das agências para terceirização de conteúdo.