Automação de marketing vai criar novos tipos de trabalho? Vai acabar com os atuais? É assustador, mas máquinas já substituem pessoas em áreas como medicina, educação, construção civil, vendas e, robôs já conseguem escrever matérias jornalísticas.
Recentemente, uma seguradora japonesa demitiu toda a equipe de 34 pessoas que foram substituídas por um sistema de inteligência artificial para realizar os cálculos de pagamentos de seguros.
Seria esse o nosso fim?
Cálculos são fáceis para máquinas, mas, até então, escrever era uma especialidade em que nós, humanos, estaríamos a salvo, pois dependia de conhecimento prévio, experiência, capacidade de criar conexões, cultura, sentimentos, enfim…
Mas calma, que ainda não sabemos como será o futuro. O escritor Pierre Boulle, no livro Planeta dos Macacos, não acredita que nós seremos substituídos por máquinas.
Se não leu esse livro ainda, vale a pena!
Agora, voltando o assunto: Não. Pelo menos por ora, a automação no marketing veio para nos ajudar e não há o que temer! É exatamente o contrário, a automação veio para nos trazer muitos benefícios. Aproveite para conhecer alguns.
O que é automação de marketing?
De acordo com o dicionário, automação é:
“Sistema em que os processos operacionais em fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais, telecomunicações etc. são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano; automatização.”
Muito mais que ações automáticas, automação de marketing significa compreender seu público e agir de forma personalizada e escalável nos diferentes canais da empresa.
Com isso, é possível fornecer informações importantes a cada etapa de estágio do seu lead.
E para que isso aconteça, você irá utilizar um software, um sistema que faça com que o seu processo seja automático. Entendeu?
Quando utilizar a automação de marketing?
Basicamente, quando você tem em mente situações como as seguintes:
- Converter e aumentar vendas
- Diminuir CAC (custo por aquisição)
- Retenção/Fidelização
Para isso, você irá criar uma estratégia com ações bem definidas de como deverá ser realizadas as ações de atração, nutrição e conversão de leads em clientes.
Integre com ações de inbound marketing. Estabeleça as etapas do seu funil de marketing/vendas: atração – relacionamento – conversão – e você já tem um motivo para usar uma ferramenta de automação de marketing.
Mas, não se engane, nenhum software realiza esses comandos aleatoriamente, é preciso programá-lo e é isso que você irá fazer. Você deverá criar a estratégia e promover a campanha.
Por exemplo, você irá criar diversas ações que contemplem esse processo, tais como criação de conteúdo para o estágio de topo e fundo de funil.
Como a automação beneficia a sua estratégia de marketing?
Em tempos em que a agilidade é tudo, quem demora para falar com o cliente perde para o concorrente, automatizar pode ser o que vai definir o sucesso ou fracasso da sua estratégia.
A automação de marketing permite que a geração de tráfego, leads e conversão ocorram mais rapidamente.
Você pode, por exemplo, definir agendamento de passos que serão disparados quando o cliente realizar uma ação A ou B. Por exemplo, se o cliente clicar no link do e-mail marketing está programado para receber um e-book em seguida. Automaticamente, sem intervenção de alguém para que isso aconteça.
Porém, lembre-se que a ordem é criar a maior personalização possível e não uma estratégia genérica que não vai ter retorno.
Conheça algumas ações que a automação de marketing permite:
- Otimização para buscadores (SEO);
- Agendamento de postagens;
- Monitoramento de mídias sociais;
- Criação de landing pages;
- Geração de leads;
- Segmentação da base;
- Envio de e-mail marketing;
- Mensuração de Resultados, entre outros recursos.
Dicas de ferramentas que podem ajudar nessa tarefa:
- Hubspot
Fundada em 2006, a Hubspot é responsável pela criação da metodologia inbound marketing. A empresa é uma das maiores neste segmento, possui grandes clientes de variados segmentos, e está presente em 70 países.
A certificação em Inbound Marketing da Hubspot é uma das mais valorizadas entre os profissionais de Marketing Digital.
Possui várias ferramentas para automação de marketing e valor inicial de $ 200,00/Mês.
- RD Station
O RD Station é uma das plataformas mais utilizadas no país, também por grandes empresas, e é nacional.
O sistema oferece funcionalidades de automação e nutrição de leads, criação de landing pages e geração de leads, e-mail marketing, SEO, mídias sociais, gestão de contatos e lead scoring, monitoramento, análise e planejamento.
Possui API aberta para que você possa integrá-la com outros softwares.
Há uma equipe disponível para suporte e seus planos variam de acordo com o pacote desejado pelo cliente.
- Wishpond
A plataforma de marketing da Wishpond inclui ferramentas para landing pages, sorteios, concursos, promoções, popups, formulários online, rastreamento de leads, gerenciamento de contatos, automação de marketing, email marketing, anúncios retargeting e analytics.
Plano Basic $49/Mês.
- Mautic
Mautic é a primeira ferramenta Open Source gratuita para Automação de Marketing.
Ele atende especialmente às empresas que preferem deixar seus contatos em servidores próprios e não confiam na nuvem e pequenas empresas, pois não há investimento mensal.
Porém, requer algum conhecimento para configuração e hospedagem. Vale a pena para quem quer fugir dos outros modelos.
Há ainda outras opções como o Sharpspring e Infusionsoft. Pesquise e encontre qual irá atender às suas necessidades, que tenha as melhores ferramentas e represente um bom custo/benefício para você.
Apenas não deixe de criar esse processo por medo do que a automatização possa acarretar. Como é possível perceber, ela é um benefício para sua equipe de marketing que ganha mais agilidade e tempo para cuidar dos aspectos mais importantes da criação da campanha e preocupação com resultados.
E você? Tem alguma sugestão de software? Deixe sua opinião nos comentários!