O avanço da Inteligência Coletiva

 

A era do conhecimento nos instiga a refletir sobre o que devemos fazer para obtermos informações confiáveis e em menos tempo. As informações estão disponíveis para todos, mas nem todos garimpam o ouro. O lixo eletrônico atrapalha o garimpo dos dados relevantes.

A inteligência coletiva é um tema ainda pouco explorado, mas propício ao rápido crescimento se aliado ao universo virtual. A era digital trouxe consigo inúmeras ferramentas para a formação de uma avalanche de informações que podem ou não gerar conhecimento. Saber pesquisar, filtrar e chegar nas fontes relevantes é o grande segredo. Neste processo ganha-se tempo e mais foco para o que realmente importa em seu processo de busca.

O filósofo Pierre Lévy descreve a inteligência coletiva como “aquela que se distribui entre todos os indivíduos, que não está restrita para poucos privilegiados. O saber está na humanidade e todos os indivíduos podem oferecer conhecimento”.

Uma pessoa com visão crítica, hábito analítico e um espírito de eterno pesquisador, passa a ser um perfil interessante para tornar-se um curador de conhecimento e beneficiar o avanço da inteligência coletiva.

Penso que o estágio de amadurecimento dessa inteligência está na capacidade das pessoas se organizarem e debaterem determinado tema com aprofundamento analítico. O resultado será uma rede virtual mais prazerosa de navegar, rica em conhecimento e com menos lixo eletrônico.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.