A era do conhecimento nos instiga a refletir sobre o que devemos fazer para obtermos informações confiáveis e em menos tempo. As informações estão disponíveis para todos, mas nem todos garimpam o ouro. O lixo eletrônico atrapalha o garimpo dos dados relevantes.
A inteligência coletiva é um tema ainda pouco explorado, mas propício ao rápido crescimento se aliado ao universo virtual. A era digital trouxe consigo inúmeras ferramentas para a formação de uma avalanche de informações que podem ou não gerar conhecimento. Saber pesquisar, filtrar e chegar nas fontes relevantes é o grande segredo. Neste processo ganha-se tempo e mais foco para o que realmente importa em seu processo de busca.
O filósofo Pierre Lévy descreve a inteligência coletiva como “aquela que se distribui entre todos os indivíduos, que não está restrita para poucos privilegiados. O saber está na humanidade e todos os indivíduos podem oferecer conhecimento”.
Uma pessoa com visão crítica, hábito analítico e um espírito de eterno pesquisador, passa a ser um perfil interessante para tornar-se um curador de conhecimento e beneficiar o avanço da inteligência coletiva.
Penso que o estágio de amadurecimento dessa inteligência está na capacidade das pessoas se organizarem e debaterem determinado tema com aprofundamento analítico. O resultado será uma rede virtual mais prazerosa de navegar, rica em conhecimento e com menos lixo eletrônico.
O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!