“Numerologia aponta 2014 como um ano criativo e de limpeza interior”.
(Fonte: http://jornalminuano.com.br)
Vamos dar adeus a 2013 e comemorar a chegada de um novo ano.
2013 foi um ano acelerado. Pelo menos pra mim. Eu espero que 2014 seja um ano mais tranqüilo, com mais leveza nas decisões, assertividade nas escolhas e muita criatividade na alma.
O que virá pela frente vai depender do que desejamos de verdade. E para que 2014 seja um ano de conquistas precisamos usar nossa criatividade para fazer acontecer.
Coloco aqui 10 dicas simples para você treinar sua criatividade nos próximos 365 dias. As dicas são do Eme Viegas do site Hypeness:
- Pare de reclamar. Pense em uma solução. Precisamos aprender a direcionar a mesma energia gasta reclamando de alguma coisa que não concordamos, arrumando uma solução para aquele problema. Pode ser qualquer coisa, um novo tipo de cadarço que não precisa amarrar, um chiclete que escove os dentes ou um transporte público mais eficiente.
- Seja curioso, acima de tudo pelas pessoas. A criatividade sempre está envolvida em solucionar algum problema na vida das pessoas, por isso devemos prestar mais atenção nelas. Converse com estranho, observe as pessoas na rua – como estão vestidas, o que estão lendo, o que estão escutando – e por fim, pergunte sobre a vida das pessoas. Quanto mais conhecemos as pessoas, mais saberemos o que criar para elas.
- Consuma entretenimento de qualidade. Não estou dizendo para você nunca mais assistir comédias pastelão ou nunca mais ir ao baile funk. Mas, para uma mente criativa usar todo o seu potencial, ela deve se alimentar de coisas que a façam pensar e refletir. Como programas que misturam jornalismo com humor, um formato diferente de reality show, um passeio em um parque que você nunca foi, comer uma comida diferente numa feira-livre, filmes com um roteiro surpreendente e jogos de videogame com jogabilidades novas. Ficar consumindo sempre entretenimento de “empoeirar o cérebro”, coloca as suas ideias na mesmice.
- Treine sua criatividade em seu relacionamento. Vale de tudo: novos tipos de beijo, de abraço, de falar “eu te amo” e de presentear. Aproveite a paixão para colocar sua criatividade para fora e ainda ganhar muitos beijos por isso.
- Observe as crianças. As crianças ainda não adquiriram os filtros sociais que os adultos tanto prezam, por isso elas estão livres para criar, brincar, falar, correr, desenhar e inventar aquilo que quiserem. Observar o processo de como elas tem as ideias e como rapidamente colocam em prática. É quase uma aula criação.
- Escreva suas ideias, tire-as da cabeça e coloque-as no papel. A mente mente. Se você confiar apenas na sua memória, com certeza vai acabar esquecendo de alguma ideia ou pensamento brilhante. Escreva o máximo de ideias que tiver, com isso você analisa melhor o pensamento e deixa seu cérebro livre para criar outras. Usar o Twitter no celular ajuda bastante.
- Leia as entrelinhas e se questione sobre tudo. Existem muitas pessoas e organizações que desejam que você não pense, não questione, assim elas podem te manipular como quiserem. É como assistir TV e acreditar em tudo o que é mostrado. É como achar que para se divertir, sempre é preciso gastar dinheiro. É como pensar que você deve fazer escolhas, baseado no que os outros vão pensar. Quando você se desconecta desses pensamentos coletivos, suas ideias também o acompanham, tornando o “pensar fora da caixa” mais natural em sua vida.
- Inspire-se em boas fontes de referência. Na gastronomia, se os ingredientes não forem de boa qualidade, o sabor do prato está comprometido. O mesmo acontece com as ideias: se as referências são as mesmas que os outros possuem, a sua ideia está comprometida. Descubra novas revistas para ler, novos programas na TV para assistir, novos passeios para fazer no final de semana. Além de seus dias serem mais interessantes, sua cabeça vai borbulhar ideias.
- Siga seus instintos. Se todo criativo parasse de acreditar em sua ideia no primeiro NÃO, com certeza muita coisa que usamos hoje não existiria. Se você acredita na sua ideia e já refletiu bastante sobre as críticas que recebeu, não desista. Lembre-se que no começo da Apple, só o Steve Jobs e Steve Wozniak acreditavam no computador pessoal deles.
- Seja pró-ativo. Se você ver alguém precisando de ajuda, se ofereça. Se sua mulher está cozinhando, se ofereça para cortar os legumes. Se te convidam para uma festa, colabore de alguma maneira. Se você ver algo de errado em sua empresa, pense numa solução. Se você tem uma ideia, corra atrás para botar em prática. Não espere que alguém te diga o que fazer, apenas faça.
Aproveite o novo ano e pratique a criatividade com vontade de fazer tudo diferente do que já fez antes. Sem exceção.
Que a criatividade seja a nossa fiel companheira em 2014 e que nós possamos compartilhá-la com todo mundo.
E não se esqueça: viver criativamente alegra a alma, colore os pensamentos e abre a mente para infinitas possibilidades.
Feliz 2014! Feliz Criatividade!
catarina alice
Muito orgulho de vc.
Bjs carinhosos da tia
Alessandra Alkmim
Obrigada tia querida! Vc é tudo sabia? Beijos!
Mateus Rosa
Alessandra!
Esse é o espirito vamos fazer tudo diferente, exercer a criatividade é sair da caixinha quebrar paradigmas e aproveitar as oportunidades.
Ótimas dicas e vamos a prática.
Abç
Alessandra Alkmim
Isso Mateus! Vamo que vamo usando e abusando da nossa criatividade! #juntossomosmais muitoooo mais!
Priscila Stuani
Querida Alê,
Obrigada pelas dicas, terei 365 dias para treinar e tentar melhorar!
Ache que o item 7 (lr as entrelinhas e questionar tudo) é onde o bicho pega… Uma porque nõ estamos acostumados a questionar e os outros não estão acostumados a serem questionados, gostei dessa! Já pratico rs e vou continuar fazendo!
Beijos!
Alessandra Alkmim
Pri sua linda! Obrigada belas palavras e pelo carinho de sempre! Vamos deixar a criatividade dominar nosso cerebro e deixar que as ideias aflorem em abundância! Beijos e saudades!
Eliane Lages
Adorei seu post, Alessandra!
Seu texto está recheado de boas ideias para construirmos um 2014 de muita criatividade em nossas vidas.
Abraços, Eliane.
Alessandra Alkmim
Ei Eliane! Vamo q vamo sem parar e com muita imaginação pra colocar as ideias em prática! E viva o ano da Criatividade! Beijos!
Heron Xavier
Alessandra,
excelente dicas! Mandou muito bem!
2014 já começou quente! Muita propaganda criativa, muita ação de verão no ponto de venda, muita criatividade sendo exercida de maneira inteligente e assertiva.
Grande abraço!