3 cases de SEO para alavancar a sua  estratégia de marketing digital

Ao contrário do que dizem por ai, o SEO não morreu.  A otimização de palavras-chave e a indexação de conteúdos têm me trazido excelentes resultados, que podem ser comprovados por diversos cases de sucesso. No último mês, em especial, um dos meus clientes triplicou as suas vendas no atacado, incluindo o SEO em suas estratégias de marketing digital. Minha ideia com este post é contar histórias reais e proporcionar dicas infalíveis para alavancar o seu negócio na internet. Confira!

1) Entenda a importância do SEO para o seu negócio

O trabalho de SEO, segundo o Google Analytcs (G.A), trouxe 4 conversões de leads qualificados para o cliente abaixo. Caso você já tenha alguma meta configurada, você pode mensurar essa informação em Aquisição.

aquisição

Repare que de 12 conversões no mês de Março, 5 vieram por meio das redes sociais,  4 do tráfego orgânico e 3 foram diretas. Só por esse case já da para notar que o trabalho de SEO pode gerar excelentes resultados para as estratégias de marketing digital da sua empresa.

No entanto, é importante que você saiba como mensurar a página ou postagem que trouxe essas conversões. Para obter essa informação, ainda no G.A, vá para Comportamento e entre em Conteúdo do site. Pronto! Agora, selecione o segmento de Tráfego orgânico na Página de Destino como mostra à figura abaixo.

Tráfego orgânico na Página de Destino

Selecionando essa opção você conseguirá identificar qual foi à página de aterrissagem pelo qual o usuário chegou no site, antes de tomar alguma decisão.

Veja, na tela abaixo, 3 conversões vieram direto da home.

conversões home

Agora, para descobrir quais foram os termos que o usuário buscou no mecanismo de busca, saia do G.A e acesse o painel do antigo Webmastertools, caso já tenha o seu site cadastrado na ferramenta de Webmasters. Feito isso, procure a página de destino do G.A, que serviu como ponto de partida para conversão do lead, e confira as palavras-chave que o lead pesquisou no Google para encontrar o seu site. Você pode encontrar essa informação em Tráfego de pesquisa => Search analytcs , como mostra a imagem.

Tráfego de pesquisa

Pelo gráfico pode-se concluir que, além do SEO ser fundamental para aumentar as vendas, saber quais são as palavras-chave e as páginas que estão convertendo é muito importante para entender quem é o seu público-alvo e o que ele está procurando no Google.

2) Ganhe cliques e mais posições melhorando posts antigos

Você nunca vai se livrar de fazer back-links para o seu conteúdo, diminuir o tempo de carregamento das páginas e trabalhar a estrutura on-page do seu site (se a plataforma for WordPress melhor ainda). Isso porque o Google preza o profissional de SEO que se preocupa em facilitar a navegação do usuário.

Mas, agora que você já sabe como encontrar o caminho de conversão no G.A, veja o aumento que houve com tráfego desse site nos últimos 28 dias. Preste atenção na comparação das estatísticas abaixo.

estatística

O gráfico do Google Console deixa claro que entre os meses de março – abril houve um aumento de aproximadamente 50% na média de cliques, em relação aos meses de fev-março. Esse aumento pode ser explicado pela melhoria de 10% na média das posições dos termos otimizados.

Todas as melhorias são de modificações realizadas na estrutura on-page de posts antigos. Quando for fazê-las em seu site coloque a descrição “alt” nas imagens com a palavra-chave. Escolha uma palavra foco e torne o conteúdo mais rico para o usuário, usando vídeos e imagens no tinyjpg.com/ (se o seu site foi feito em WordPress, vale apena baixar o pluggin  SEO da Yoast para te ajudar no processo de otimização interna).

Pequenas modificações no conteúdo causam um impacto significativo no tráfego orgânico do seu site, ajudando a sua empresa converter muitos leads em clientes.

3) Termos genéricos representam 80% do meu tráfego

Não é atoa que os termos mais genéricos são mais difíceis de otimizar. Termos genéricos são muito mais concorridos e possuem um número enorme de pesquisas feitas pelo usuário.  Além disso, leva-se muito mais tempo para ficar entre as 3 primeiras posições do mecanismo de busca para uma determinada palavra-chave.

Recomendo sempre trabalhar com palavras de cauda longa, ou seja, trabalhe com palavras que são direcionadas para cada necessidade especifica. Uma cauda longa, geralmente, é composta por mais de 3 termos. Por exemplo: “quero comprar um carro”

Pesquise no Google Planner se esse termo tem buscas mensalmente e analise as métricas da ferramenta da Moz para avaliar o desempenho dos concorrentes.  Mas, se você é daqueles que gosta de desafios, otimizar uma palavra genérica pode representar 80% do trafego do seu site. Preste atenção no case da palavra “selagem térmica”, que otimizei para um cliente.

Atualmente, essa palavra tem sido um dos termos mais importantes e concorridos do ramo de cosméticos capilares.  São 9.900 buscas mensais por um lance de 0,99 no leilão Google Adwords.

grafico6

Veja em que posição o post do meu cliente, da empresa SP Hair Cosméticos, está para essa palavra na SERP do Google.

resultados

 

Nada mais e nada menos do que na primeira posição. Esse case de sucesso pode ser explicado por um estudo profundo da concorrência e por um trabalho forte de linkbuilding, que nada mais são do que back-links.

Você pode levar aproximadamente 6 meses para otimizar uma palavra genérica, adquirindo back-links de qualidade, analisando a velocidade do seu site pelo Page Speed e utilizando ferramentas pagas de SEO. Eu indico SEMRUSH para analisar a concorrência, acompanhar a média das suas posições, os problemas de SEO e etc… Em outro post entrarei em mais detalhes sobre essas ferramentas.

Bom pessoal, eu espero ter ajudado vocês com este conteúdo. Deixem sua sugestão nos comentários ou enviem um e-mail para matheus_mousse@hotmail.com. Permaneço à disposição para ajuda-los e estou pronto para receber criticas construtivas, pois ninguém sabe de tudo em um mercado tão amplo e dinâmico como o do marketing digital.

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.